OAB da Bahia defende unificação das datas do Exame de Ordem

O presidente da Secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, Dinailton Oliveira, defendeu a unificação das datas dos Exames de Ordem no País e criticou o baixo índice de aprovação nas provas. Segundo Dinailton, as provas do Exame de Ordem aplicadas em todos os Estados brasileiros são consideradas boas e não existe, por parte da OAB, a intenção de diminuir o nível da prova. O que se pretende, segundo ele, é unificar as provas brasileiras, como acontece em todo o Nordeste, mas ainda não nacionalmente.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Comentários: (1)




Brasília, 10/01/2005 ? O presidente da Secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, Dinailton Oliveira, defendeu a unificação das datas dos Exames de Ordem no País e criticou o baixo índice de aprovação nas provas. Segundo Dinailton, as provas do Exame de Ordem aplicadas em todos os Estados brasileiros são consideradas boas e não existe, por parte da OAB, a intenção de diminuir o nível da prova. O que se pretende, segundo ele, é unificar as provas brasileiras, como acontece em todo o Nordeste, mas ainda não nacionalmente.

Em vez de duas datas, a partir de 2005 existirão três datas para a realização do exame. ?Outro ponto importante dessa unificação é que as datas do exame serão as mesmas em todo o País, impedindo que o formando faça uma excursão, uma peregrinação atrás de exames que facilitem sua aprovação", afirmou Dinailton Oliveira.

Para o presidente da OAB da Bahia, não existe desculpa que justifique essa alta reprovação no exame, a não ser o despreparo dos formandos para o ingresso no mercado de trabalho. No último Exame de Ordem da OAB-BA, apenas 42% dos candidatos conseguiram ser aprovados. Dinailton Oliveira atribui o desempenho ruim dos alunos à má formação oferecida por instituições de ensino de baixa qualidade e à proliferação de faculdades na Bahia. "A prova é feita em duas fases: uma teórica e uma prática. Na prova prática, em que é permitida a consulta aos livros, como acontece durante o exercício da profissão, o número de reprovados é muito superior que na primeira fase", explicou ele.

A opinião favorável à unificação das datas do Exame de Ordem é compartilhada por muitos juristas, tanto que a OAB-BA deve promover cursos para os professores e aumentar o diálogo com as faculdades no intuito de melhorar a qualidade do ensino. "Queremos ajudar as faculdades com convênios que possibilitem a prática forense. Ao contrário do que se imagina, nosso interesse é na reprovação zero e que os advogados estejam aptos a exercer a profissão", completou ele. Com informações do Correio da Bahia.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-da-bahia-defende-unificacao-das-datas-do-exame-de-ordem

1 Comentários

MARCOS JOSÉ COSTA universitário direito10/01/2005 23:40 Responder

Em minha modesta opinião deveria haver uma data única para o exame da ordem para todo o pais. Deveria haver uma maior participação da OAB, junto as Universidades, objetivando verificar o aproveitamento dos alunos, inclusive com a presença de advogados designados pela OAB, para frequentarem as aulas a fim de verificar realmente os ensinamentos/aproveitamentos. Não basta uma Universidade apenas ter o "nome" tem que realemnte possibilitar o ensinamento em sua égide. Por outro lado a OAB, deveria possibilitar que os alunis desde os primeiros períodos possam participar de estágios possibilitando que os mesmos possam viver a prática dos ensinamentos. Marcos Costa

Conheça os produtos da Jurid