OAB-BA cobra explicação sobre queima de arquivos em Salvador

O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, Dinailton de Oliveira, estará reunido às 11h de hoje com representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Universidade Federal da Bahia e do grupo Tortura Nunca Mais para assinar uma carta aberta à sociedade e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Comentários: (0)




Brasília, 12/01/2005 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, Dinailton de Oliveira, estará reunido às 11h de hoje com representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Universidade Federal da Bahia e do grupo Tortura Nunca Mais para assinar uma carta aberta à sociedade e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No documento, eles pedirão uma explicação sobre a queima de arquivos da ditadura ocorrida recentemente na Base Aérea de Salvador (BA). Segundo Dinailton, até agora não foi divulgado qualquer resultado da sindicância sobre a queima dos documentos. A reunião será realizada na sede da ABI.

?Queremos uma explicação sobre aquela queima e estancar de vez esse sumiço de arquivos e documentos oficiais relativos àquele período?, afirmou o presidente da OAB baiana. Entre os documentos oficiais relativos àquele período, Dinailton Oliveira se diz especialmente preocupado com a preservação daqueles que indicam o aparato institucional com o qual o governo brasileiro contava à época.

?Há, por exemplo, relatórios que devem trazer com clareza os atos que eram praticados e instrumentos utilizados à época da ditadura?, afirmou ele. ?São esses os documentos com os quais estamos particularmente preocupados porque são históricos, contam a nossa história?.

A intenção, segundo o presidente da OAB da Bahia, não é punir os autores de crimes praticados naquele período, mas sim preservar a história e fazer com que os enganos praticados ?naquele período negro? da história não voltem a se repetir. ?Não queremos punir ninguém, mas sim saber como o governo fazia suas investigações, conhecer os serviços de informações paralelas com os quais o Estado contava.

Reuniões para a discussão desse tema já foram realizadas na sede da OAB da Bahia e na reitoria da Universidade Federal da Bahia. Dessas reuniões, participaram parlamentares estaduais, federais, vereadores, professores e membros da ONG Tortura Nunca Mais.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-ba-cobra-explicacao-sobre-queima-de-arquivos-em-salvador

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid