O que pode ser feito para coibir a violência nos estádios

O presidente do STJD defende que se cada um fizer a sua parte na aplicação do Estatuto do Torcedor, os estádios ficam livres de torcedores violentos

Fonte: Exame

Comentários: (0)




As cenas de violência entre as torcidas dos times de futebol Atlético Paranaense e Vasco, neste último domingo, em Joinville, marcaram o final de uma das edições mais violentas do Campeonato Brasileiro.


As estatísticas impressionam. Segundo o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em 2013 foram 17 denúncias envolvendo brigas entre torcedores, invasão de campo ou lançamento de objetos no campo; 12 clubes denunciados, dos quais 5 foram condenados com perda de mando de campo - a punição mais severa prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.


Para o presidente do STJD, Flávio Zveiter, não é preciso partir para medidas mais severas de punição para coibir a violência nos estádios, basta que o Estatuto do Torcedor seja aplicado de maneira efetiva - e para isso, os órgãos públicos precisam assumir suas responsabilidades.


Em entrevista a revista Exame, Zveiter falou sobre as boas medidas que já foram tomadas no Brasil e devem ser usadas como exemplo e sobre as punições mais duras, incluindo jogos a portas fechadas, que o regulamento para o próximo ano já prevê. Veja a seguir os melhores trechos da conversa:


O que pode ser feito para evitar esses casos de brigas de torcida?


Flávio Zveiter - Tem que haver aplicação efetiva do Estatuto do Torcedor. Os órgãos públicos têm que ser reunir e traçar propostas convergentes para ele seja aplicado. Além disso, há boas políticas que já vem sendo adotadas e devem servir de exemplo. No Rio de Janeiro, há uma polícia especializada em grandes eventos e um juizado especial atuante em todos os jogos com público supeior a 10 mil torcedores. O PM que está ali no jogo está preparado, ele conhece as torcidas organizadas, conhece os torcedores que frequentam o estádio, então sabe como agir. Quando o Estado ocupou esse espaço, não teve mais violência.


Em relação a atuação das torcidas organizadas, que estão frequentemente envolvidas nesses casos de violência, o que é responsabilidade dos clubes?

Palavras-chave: violência nos estádios direito penal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/o-que-pode-ser-feito-para-coibir-a-violencia-nos-estadios

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid