MPF/SC requer que Fatma cumpra sentença

Multa imposta à Fundação por não cumprir determinação judicial soma R$ 2,835 milhões

Fonte: MPF

Comentários: (0)




O procurador da República Cláudio Valentim Cristani fez um requerimento para que a Fundação de Amparo Tecnológico ao Meio Ambiente (Fatma) realize estudo de danos ambientais exigido pela justiça há cinco anos. A decisão faz parte do caso envolvendo a empresa Natureza Central de Tratamanento de Resíduos Industriais Ltda, condenada por realizar aterramento irregular de materiais tóxicos. Os argumentos apresentados pela Fundação de que não dispõe de profissionais habilitados e equipamento e técnicas adequadas para realização da pesquisa de campo foram rejeitados. O órgão tenta livrar-se dos custos operacionais que o levantamento exigirá e diz que esta é uma responsabilidade da empresa de resíduos.


No pedido de cumprimento de sentença, o juiz Sérgio Eduardo Cardoso disse que os gastos poderiam ter sido evitados caso a Fundação tivesse exigido a apresentação do relatório de impacto ambiental antes de conceder a licença de operação para a empresa e que a recusa em cumprir a sentença provavelmente contribuirá para o agravamento dos danos. Também coloca que, de acordo com a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, 6.938/1981, cabe aos órgãos ambientais estaduais a "execução de programas, projetos e controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental".


A recuperação da área degradada, que deve ser feita pela empresa sob fiscalização do Ibama, depende da elaboração do estudo. O requerimento da execução da sentença exige que a Fundação informe os nomes dos profissionais eleitos para compor a equipe técnica e apresente um cronograma das atividades. Também determina ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado que investiguem possíveis atos de improbidade administrativa  cometidos pelos gestores da Fundação.

Palavras-chave: MPF Fatma Cumprimento Sentença Multa Fundação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpfsc-requer-que-fatma-cumpra-sentenca

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid