MP pede afastamento de Marinho do Tribunal de Contas de SP

Conselheiro é acusado de receber propina da Alstom para facilitar contratos de licitação no esquema de cartel de trens e metrô de São Paulo

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (0)




O Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça, na 13ª Vara da Fazenda Pública, o afastamento de Robson Marinho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, do cargo. O documento foi protocolado nesta sexta-feira. O MP alega que há provas suficientes que apontam que Marinho recebeu propina da multinacional francesa Alstom para favorecer contratos entre a empresa e o governo do Estado de São Paulo em licitações de trens e metrô. Segundo a Promotoria, documentos obtidos por autoridades suíças e compartilhados com o MP comprovam o envolvimento de Marinho no caso.


Segundo o requerimento feito pelo Ministério Público, Marinho e sua mulher teriam recebido 3 milhões de dólares através da empresa Higgins Finance. Investigadores suíços teriam comprovado que a empresa é de propriedade de Marinho. Segundo documentos, o depósito foi feito em 2013. Entre os anos de 1998 e 2005, Marinho teria sido beneficiado com inúmeros repasses de dinheiro relacionados ao cartel de trens e metrô.


Os promotores Saad Mazloum, José Carlos Blat, Marcelo Daneluzzi e Silvio Marques apontam que o repasse de dinheiro feito a Marinho tinha como origem a empresa francesa Alstom, que usava, por sua vez, a empresa MCA para realizar o repasse. A MCA era administrada por Romeu Pinto Júnior, que admitiu ter recebido valores da multinacional para pagar propina.

Palavras-chave: cartel alstom licitação direito econômico

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mp-pede-afastamento-de-marinho-do-tribunal-de-contas-de-sp

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid