Ministros debatem medidas copntra espionagem

Objetivo é avaliar a estrutura e funcionamento da defesa cibernética do Brasil

Fonte: Agência Cãmara

Comentários: (0)




A cúpula da área de segurança do governo pode vir à Câmara na terça-feira (24) para debater as medidas adotadas pelo Brasil após as denúncias de espionagem praticadas pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês). Foram convidados para uma audiência pública conjunta, promovida pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Siqueira, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza.


O deputado Mendonça Filho (DEM-PE), autor de um dos requerimentos da audiência, defendeu a urgência de discutir “as políticas e os investimentos em segurança da informação que são ou que deveriam estar sendo adotados pelo Brasil”.


Segurança cibernética


A audiência foi pedida também pelo deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), com o objetivo de “avaliar a estrutura e o funcionamento da defesa cibernética do Brasil, suas vulnerabilidades e desafios à segurança digital e aos interesses do país”. Segundo ele, “o Brasil conta tão somente com um incipiente Centro de Defesa Cibernética, do Exército, e um departamento de repressão aos cibercrimes, da Polícia Federal”.


Pellegrino alertou para “o perigo de sabotagem das nossas infraestruturas críticas, como redes de energia, gás, água, os transportes públicos, as transações financeiras, a produção industrial, a diversidade biológica e a produção de alimentos”.

Palavras-chave: Ministros Debate Espionagem Brasil EUA

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministros-debatem-medidas-copntra-espionagem

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid