Ministro Castro Filho fala sobre a ética no exercício do Direito

O ministro Castro Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), participa hoje, 2, à noite, da colação de grau da turma de Direito do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)




O ministro Castro Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), participa hoje, 2, à noite, da colação de grau da turma de Direito do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Castro Filho será o paraninfo da turma e, em seu discurso, fará um novo apelo à ética àqueles que, em breve, estarão engrossando as fileiras dos operadores do direito.

O ministro não tem perdido a oportunidade, ultimamente, de ressaltar a importância do exercício profissional à luz da ética. "Em várias ocasiões tenho apelado aos jovens a exercerem suas profissões atentos aos princípios éticos, principalmente na área do Direito, seja como juízes, representantes do Ministério Público ou advogados."

Em seu discurso, o ministro Castro Filho fará também algumas considerações sobre a reforma do Poder Judiciário em andamento no Congresso Nacional. Segundo seu entendimento, uma reforma do Judiciário, para ser realmente satisfatória, teria que ser estrutural, com a ampliação do número de varas, de comarcas e até de tribunais, o que exigirá maiores investimentos no Poder Judiciário.

Membro do Superior Tribunal de Justiça desde dezembro de 2000, o ministro integra a Terceira Turma e a Segunda Seção, responsáveis pelo julgamento de matérias de Direito Privado. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás, fez cursos de Especialização em Direito Processual Penal e em Direito Penal na Universidade Federal de Goiás, além do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, em 1990. É mestre em Direito, com concentração em Direito Agrário, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás.

Cristine Genú

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministro-castro-filho-fala-sobre-a-etica-no-exercicio-do-direito

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid