Ministra Eliana Calmon incentiva novos magistrados a serem críticos e independentes

Queremos formar cabeças pensantes, capazes de agir como agentes políticos e tratar das questões de grande importância para a população, afirmou a ministra

Fonte: STJ

Comentários: (0)




A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, abriu o VI Curso de Iniciação Funcional para Magistrados encorajando os 114 magistrados participantes a serem “críticos” e a atuarem “com independência”. A qualificação reúne juízes recém-empossados do Tribunal de Justiça da Bahia e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que cumprirão uma extensa agenda de atividades até a próxima sexta-feira (18).


Eliana Calmon esclareceu que não prega a “insubordinação” dos magistrados. “Prego que sejam responsáveis para atuar como verdadeiros agentes políticos e de poder”, afirmou. Para a ministra, “ser magistrado é ser vocacionado”. Ela alertou: “Se vocês se tornaram juízes apenas atrás de benesses e ganhos financeiros, terão grandes dificuldades. Precisamos de juízes dispostos a mudar o Judiciário.”


A ministra afirmou que o objetivo do curso não é ensinar detalhes processuais e legislação, conhecimentos nos quais os juízes já foram testados. “Queremos formar cabeças pensantes, capazes de agir como agentes políticos e tratar das questões de grande importância para a população”, disse. Eliana Calmon acrescentou que os juízes devem ampliar seus horizontes "para além do mundo que começa na comarca e termina no Tribunal de Justiça”.

Palavras-chave: ministra incentivo magistrados críticos endependentes

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministra-eliana-calmon-incentiva-novos-magistrados-a-serem-criticos-e-independentes

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid