Meu Livro Inesquecível

Feira da Troca de Livros de Porto Alegre, dia 12 de outubro de 2003. A escritora gaúcha Ana Mello escreve: "Reunidos no Parque, muitos livros já manuseados, lidos, com anotações, com o nome do primeiro dono, uma data, uma dedicatória.

Fonte: Luciano Pires

Comentários: (0)




Feira da Troca de Livros de Porto Alegre, dia 12 de outubro de 2003. A escritora gaúcha Ana Mello escreve: "Reunidos no Parque, muitos livros já manuseados, lidos, com anotações, com o nome do primeiro dono, uma data, uma dedicatória. Quando alguém era avistado ao longe, com um carrinho ou sacola cheia de livros, o público já se agitava e meio sem graça cercava o sujeito. Ele enfim desfilava a sua coleção, e todos em volta, como pássaros na praça em busca de comida, pediam por um título, um autor. Os apaixonados pelos livros entregavam seus amados exemplares quase tristes, resistindo, despedindo-se. Recebiam o outro e guardavam apressados como se cometessem uma infidelidade conjugal. Junto com a troca dos livros uma troca de palavras, um elogio aos livros bem cuidados, um resumo da história já lida e até uma passagem da vida onde aquele livro foi importante. Livros realmente causam transformações, mudam a cara do domingo, alegram a vida."

Você se lembra de algum livro que causou transformações em sua vida?

Não? Que pena.

Sim? Que ótimo!

Eu me lembro de Monteiro Lobato e as viagens que fiz pela mitologia grega no sítio do Pica Pau Amarelo. Me lembro de Ivan Engler de Almeida, um escritor lá da região de Bauru, me levando pelo rio Amazonas com três escoteiros. Mas houve um livro que me levou às estrelas.

Era um pequeno Atlas de Astronomia. Todo colorido, tinha um página que falava da construção de telescópios por amadores e uma figura mostrando como seria Saturno visto daquele telescópio. Aquela imagem ficou gravada em minha mente: o pequeno planeta amarelo, com os anéis...à mercê dos curiosos olhos de um garoto de 17 anos...

Aquele livro me elevou a paixão pela astronomia a um ponto em que pensei seriamente em ser astrônomo. Um dia eu conto essa história.

Mas hoje só quero lembrar daquele pequeno livro que um dia perdi. E da sensação de, anos depois, encontrar um outro exemplar à venda numa livraria e comprar correndo, só para poder voltar àquela página e viajar de novo para Saturno.

A TV não consegue isso. Nem o rádio. Talvez a música...

Que grande idéia essa feira da Troca de Porto Alegre. Lá, mais do que livros, as pessoas trocam pedacinhos de suas vidas.

E você? Não se lembra de um livro que mudou sua vida? Pois saiba que se você ainda não o encontrou, ele vai te encontrar. Você só precisa dar-lhe uma chance.

Lendo mais.


Luciano Pires é profissional de comunicação, jornalista, escritor, conferencista e cartunista, atualmente Diretor de Comunicação Corporativa da Dana. Visite o site www.lucianopires.com.br.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/meu-livro-inesquecivel

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid