Mensaleiro Pedro Henry quer burlar pena com pedidos de trabalho, diz MP

Ex-deputado quer uma agenda cheia fora da cadeia: trabalhar em hospital, estudar fisioterapia à noite, cursar pós-graduação e dar plantões no IML

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (0)




Em parecer encaminhado à Vara de Execuções Penais, o Ministério Público de Mato Grosso afirmou que o ex-deputado Pedro Henry (PP-MT), condenado no escândalo do mensalão, tentar “burlar” o cumprimento da pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao apresentar pedido para manter outros empregos e estudar fora da Penitenciária Central do Estado, conhecido como Polinter.


Henry foi condenado a sete anos e dois meses em regime semiaberto pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do mensalão. Ele já obteve aval para trabalhar no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, mas pleiteia também estudar fisioterapia no período noturno durante a semana, cursar pós-graduação em medicina hiperbárica às sextas-feiras e aos sábado, e cumprir plantões médicos de 24 horas semanais no Instituto Médico Legal (IML).


Para o promotor de Justiça Joelson Maciel, o pedido de duplo trabalho não permitiria, por exemplo, que o mensaleiro passasse parte do tempo na cadeia e não daria ao condenado o “necessário momento de reflexão que toda e qualquer pena deve impor aos condenados sobre os seus atos e consequências deletérias dos mesmos em relação a toda sociedade mato-grossense e brasileira”.


“O trabalho duplo, nesse caso, ao invés de tornar-se instrumento de ressocialização, transmuda-se como meio de burlar a própria execução da pena”, opinou o Ministério Público. No mesmo parecer, o promotor disse ser contrário à autorização para o mensaleiro cursar fisioterapia ou de pós-graduação em medicina hiperbárica.


Ex-líder do Partido Progressista (PP), Henry começou a trabalhar há cerca de duas semanas no hospital Santa Rosa. Ele foi autorizado pela Justiça a cumprir jornada das 7 horas às 17 horas. De acordo com a oferta de emprego assinada pelo sócio-proprietário do hospital, José Ricardo Mello, o ex-deputado atuará como coordenador da clínica médica e terá salário inicial de 7.500 reais. Ele não poderá deixar o hospital durante o trabalho e no futuro terá de usar tornozeleira eletrônica.

Palavras-chave: mensaleiro mensalão direito penal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mensaleiro-pedro-henry-quer-burlar-pena-com-pedidos-de-trabalho-diz-mp

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid