MEC suspende cadastro de alunos no FIES por uma semana

Fonte: Globo.com

Comentários: (0)




A inscrição só será liberada a partir do próximo sábado (25) e poderá ser feita até o dia 3 de dezembro

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu durante uma semana a inscrição de alunos no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies ). Desta segunda (20) até a sexta-feira (24) os cadastros não poderão ser feitos. A inscrição só será liberada a partir do próximo sábado (25). O novo prazo final é 3 de dezembro.

Anteriormente, alunos que não participam do Programa Universidade para Todos (ProUni) podiam se inscrever até o domingo (26). A mudança foi anunciada na semana passada, quando o ministério decidiu reabrir o prazo de inscrição para instituições de ensino superior. Segundo o ministério, o novo prazo de cadastro de estudantes vale tanto para quem tem bolsa do ProUni como para quem ainda não teve acesso ao benefício.

Cursos mal avaliados não podem oferecer Fies para alunos

A inscrição deve ser feita no site da Caixa Econômica Federal (CEF). Os estudantes terão que preencher uma ficha, imprimir o documento em duas vias e entregar à instituição de ensino em que está matriculado. Alunos que cursaram o ensino médio completo em escolas públicas, que não têm residência própria e que não têm curso superior completo têm preferência no programa.

A novidade deste ano é a isenção dos juros no financiamento para estudantes de cursos de licenciaturas. Além disso, a taxa de juros para os demais estudantes caiu de 9% para 6,5% ao ano. O programa, criado no final da década de 90 e realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal, financia 50% do valor da mensalidade, sendo o restante pago pelo aluno.

A CEF orienta em seu site que antes de se inscrever para o financiamento, o aluno deve verificar se o seu curso ou faculdade já estão validados pelo MEC. O aviso diz que, no caso de o aluno não encontrar o curso ou faculdade, deve verificar com a instituição de ensino se ela já encaminhou a documentação para a CEF para participar do programa.

No processo seletivo de 2005, a maior procura por financiamento foi de alunos dos cursos de direito, enfermagem, administração, fisioterapia, ciências contábeis, medicina e educação física.

Palavras-chave: cadastro

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mec-suspende-cadastro-de-alunos-no-fies-por-uma-semana

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid