Massa poderá ser preso no GP de domingo

"Massa pode ser preso se der passagem a Alonso no GP Brasil de Fórmula 1", diz promotor

Fonte: Marcele Tonelli/ Jornal Jurid

Comentários: (13)





O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que acontece neste domingo,  poderá custar caro ao brasileiro Felipe Massa.  Em entrevista publicada, nesta quinta-feira, pelo Jornal Folha de São Paulo, o promotor Paulo Castilho, do Juizado Especial Criminal afirmou que se Massa der passagem para seu companheiro da Ferrari, Fernando Alonso, sairá preso da competição.


Baseado no Estatuto do Torcedor o promotor prevê que, caso o competidor ceda a vitória ao companheiro, poderá sofrer prisão de até seis anos. De acordo com Castilho, o Estatuto é claro em relação aos crimes para quem "frauda" ou "contribui para fraude" no resultado de competição esportiva. "Se ele fizer isso, ele terá que sair algemado de Interlagos", enfatiza Castilho.


A marmelada


Após ter liderado o Mundial nas duas primeiras etapas, quando venceu o GP do Bahrein, na abertura da temporada, Alonso foi quarto na Austrália e acabou acumulando uma série de maus resultados.


Em oito corridas o espanhol teria subido ao pódio somente duas vezes, e em nenhuma delas em primeiro lugar, além de ter deixado também de pontuar em algumas competições.


O começo da ascensão de Alonso veio no polêmico GP da Alemanha, em Hockenheim. Segundo no grid, atrás de Sebastian Vettel e à frente de seu companheiro Felipe Massa, Alonso viu o brasileiro assumir a liderança da prova na largada e pulou para o segundo posto, à frente do rival da Red Bull.  Insatisfeito por estar atrás de Massa sem conseguir superá-lo, o espanhol se exaltava via rádio com a equipe da Ferrari, até que na 48ª volta, o piloto brasileiro acabou abrindo caminho para Alonso respeitando as ordens passadas pela Ferrari. "Fernando é mais veloz que você", disse o engenheiro Rob Smedley a Massa, que, na sequência, abriu passagem.


Resultado: Alonso venceu. Com o brasileiro em segundo, Alonso deu início a um período arrebatador. O espanhol ganhou quatro de sete provas e conquistou 133 pontos de 175 possíveis obtendo um aproveitamento de 76% deixando para trás todos os outros concorrentes ao título neste ano.

 

Tática de jogo

 

A polêmica ultrapassagem de Alonso sobre Massa, não é um fato isolado. Essa tática de ultrapassagens é frequentemente utilizada pela Ferrrari para conquista de pontos. O caso ocorrido com Massa e Alonso, lembra o Grande prêmio na Áustria em 2002, competição na qual Rubens Barrichello, ex-piloto da equipe, teria recebido ordens via rádio para ceder a vitória ao também ex-piloto da Ferrari Michael Schumacher, com objetivo de pontuação. Na ocasião a equipe e o atleta foram duramente criticados pela mídia e pelos torcedores.

Palavras-chave: GP do Brasil de F1 Felipe Massa Competição Fraude Prisão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/massa-podera-ser-preso-no-gp-de-domingo

13 Comentários

Edson Estudante05/11/2010 11:00 Responder

Caros, O fato está positivado em lei, havendo então sua ocorrência deve ser aplicada a legislação. Alguns dirão que é de dificil comprovação, o que é certo, mas pelo menos obriga que caso ocorra não seja tão vergonhoso como os já ocorridos. E certamente deve valer para as demais equipes na disputa. Independente disso, me causa repulsa, por entender absurdo um piloto aceitar ordem deste tipo, é claro que só se justifica em função de manter seu emprego na equipe. Entretanto, no meu ponto de vista a dignidade vale mais do que o emprego. Edson.

Wagner Gratti advogado05/11/2010 11:56 Responder

O Felipe Massa é empregado de uma equipe de automobilismo. A palavra equipe significa \\\" conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho\\\" (Aurelio) ou seja, todos trabalham para conquistar o mesmo objetivo. Portanto, ele não fará mais do a obrigação em deixar seu companheiro de \\\"equipe\\\" vencer, se assim for o caso. Quanto a este promotor, ele deveria procurar coisas mais importantes para fazer e digo que existem muitas coisas muito mais importantes do se m eter onde não é chamado. Quanto a lei, o colega deveria saber que o coletivo se sobrepõe ao individual e que apesar do campeonato de pilotos ser o mais badalado, o que importa neste caso é o campeonato de marcas, já que o companheiro de euipe é que tem as chances de levar o time aos dois campeonatos. Não confunda dignidade com falta de inteligencia.

Marcia advogada05/11/2010 12:28 Responder

Foi-se o tempo em que esporte era esporte e ganhava quem era melhor (em todos os sentidos). Hoje os critérios são outros. De toda forma, se o GP é no Brasil e existem normas que tutelam o direito do torcedor, o Massa que se cuide. Vejam bem, não a Ferrari, porque em matéria criminal a pena não passa da pessoa do delinquente, portanto, o infeliz que cometer as infração penal. Não acho que o problema seja o Promotor e, sim, as leis e quem as faz. Utopia: Um dia o Brasil acorda!

Ana Advogada05/11/2010 14:32 Responder

DATA VÊNIA, QUANTA FRESCURA....DEIXE OS MENINOS CORREREM EM PAZ...ESPORTE É ESPORTE E NÃO TEM QUE FICAR IMPONDO TANTAS REGRAS...QUE VENÇA O MELHOR.

Fabio Perez estudante05/11/2010 16:14 Responder

duvido que o promotor tenha \\\"culhâo\\\" para fazer isso... mas se fizer está de párabéns. É hora das leis brasileiras serem respeitadas pelo mundo que acha que aquí é casa de maria joana...

Jorge Henrique Elias professor05/11/2010 17:15 Responder

É... pelo visto há pouco trabalho na Promotoria de V. Excelência...!

ISMAEL DA SILVEIRA ADVOGADO05/11/2010 17:54 Responder

Como os promotores de SP, não têm o que fazer, um após Tiririca ser eleito, tenta cassar sua candidatura legal, encontrando no fato ilegalidade, e agora o outro quer intervir em uma competição internacional de equipe, imagine em uma competição de corrida de revezamento, onde um não consegue passar o bastão, vão mandar prendelo também? por favor promotores, façam que se cumpra as leis no Brasil, mais sem exageiros.

TONANNI ADVOGADO06/11/2010 14:53 Responder

Senhores. O digno Promotor de Justiça, salvo engano, é o mesmo que pretende rever os casos de abusos contra os considerados \\\"terroristas\\\" no passado longínquo. Somente o faz agora que a nossa emérita Presidente(a) da República foi eleita e não tomou iniciativa antes disso. Com tais ações, no entanto, se destacará na mídia e, quem sabe, no futuro, consegue um cargo político como o Dr. Fernando Capez, que iniciou da mesma maneira. Isso não significa que não sejam competentes. Quanto ao fato em si, o esporte é de equipe e assim deve ser tratado, pois, caso contrário somente um piloto por escuderia deveria ser permitido por prova, ficando o outro na reserva para o caso de ocorrer algum problema. Se é equipe tem que ser feito o melhor por ela obviamente. A verdade é que também gostaríamos de ver o Massa ser campeão, mesmo que seu companheiro tivesse que deixá-lo passar para isso. E por que não o contrário? Pura demagogia ou vontade de aparecer. Estou pensando em entrar neste rol também e impetrar em favor do Massa um \\\"Habeas Corpus\\\" preventivo. Que falta do que fazer...

Mauro Coutinho Advogado06/11/2010 18:11 Responder

Esse promotor podia arrumar algo mais a fazer, se não na promotoria que seja em sua casa; certas as palavaras do colega Wagner Gratti nesta coluna, pois, ao caso, estamos diante de um esporte coletivo e, por consequinte, a supremacia do interesse coletivo sobrepõe ao interesse individual. Deixa os cara correr pra lá e vamos curtir a corrida. Diantes de grandes e vários problemas em nosso País há mais o que fazer a promotoria do que exorbitar os limites de sua competência, pois caso haja uma situação dessa natureza que a FIA tome as suas providências.

EDUARDO DIAS Advogado (Mestre)06/11/2010 20:47 Responder

Caros colegas operadores do Direito, aqueles que são, e os q dizem que são não sendo. Precisamos entender que em qualquer situação a nossa carta maior precisa ser respeitada, concordo com o promotor, caso contrario qualquer um bem aquinhoado estranho ao nosso ordenamento, chega aqui e faz o que quer, é dessa forma que buscamos o respeito internacional? ou ficaremos conhecidos como a terra do faz de conta, fazemos q tem lei e eles fazem de conta q respeitam. Um abraço

Lucas Moreno Estudante07/11/2010 20:02 Responder

Temos que tomar cuidado com as opiniões emocionadas, pois isto faz com que todo o conhecimento científico seja posto a serviço da parcialidade, independente do nível intelectual do indivíduo. Esse promotor está utilizando o ordenamento pátrio para ganhar notoriedade, pois, como já foi dito anteriormente, não há crime nenhum no fato da equipe fazer uma estratégia com o intuito de obter o melhor resultado. Caso fosse verdadeira esta afirmativa, todos os jogadores de futebol deveriam ser presos, pois, em síntese, eles pegam a bola do adversário e passam para o atacante marcar, ficando este último com a fama e o troféu de artilheiro. Para confirmar a intenção do promotor de aparecer, vemos que ele mencionou apenas o nome de Felipe Massa, quando em verdade, para respeitar a lei, deveria citar os nomes dos pilotos de todas as equipes com chance de ganhar o título individual. Acontece que no afã de \\\"mostrar serviço\\\" e demonstrar que o Brasil \\\"não é a casa da mãe joana\\\", como dito por um leitor, faz-se qualquer absurdo. Não adianta ter conhecimento jurídico se a mentalidade é tacanha.

João Guerreiro Advogado08/11/2010 2:55 Responder

Nobres Colegas e os que o serão no futuro. É indubitável que esse Promotor está sedento para aparecer. Disso não resta a menor dúvida. Se por acaso esse \\\"sedento\\\" Promotor consumar a sua ameaça, será certamente o primeiro passo para que a F1 saia do Brasil, e não mais possamos assistir a provas em Inter Lagos. Seria melhor o Promotor se ocupar de certas tarefas em sua casa. É ou não verdade que em casa tem sempre uma torneira pingando que podemos arrumar?

Lucas Brizzola Auditor10/11/2010 16:02 Responder

O promotor está fazendo o trabalho dele. A povo vive reclamando e dizendo que os servidores públicos não trabalham; quando um servidor público cumpre com sua obrigação (que foi o que esse promotor fez) o povo também reclama. O que vocês querem? Ele apenas cumpriu com a obrigação dele. Os pilotos deveriam fazer o mesmo: competir e não fraudar o campeonato.

Conheça os produtos da Jurid