Magistrados poderão voltar a receber aposentadoria integral

Proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa conceder proventos integrais às aposentadorias dos magistrados poderá ser aprovada este ano pelo Senado.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (6)




Proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa conceder proventos integrais às aposentadorias dos magistrados poderá ser aprovada este ano pelo Senado. A iniciativa é do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e a matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação do relator.

Azeredo argumenta na justificação da proposta (PEC 46/08) que a medida visa assegurar aos membros do Poder Judiciário a irredutibilidade dos proventos e subsídios, conforme estabelece o inciso III do artigo 95 da Constituição. O senador explica ainda que as sucessivas reformas da Previdência colocaram os magistrados sob a vigência da mesma regra aplicada aos servidores públicos - que são regidos pelo artigo 40 da Carta Magna.

Na opinião do senador, o preceito da irredutibilidade dos vencimentos dos membros do Judiciário foi prejudicado pelos redutores, pelas tábuas de conversão, pelos recálculos e pelas adaptações utilizados no estabelecimento do valor das aposentadorias. Azeredo ressaltou que a PEC tem a finalidade de restabelecer a aposentadoria integral aos magistrados para garantir "a liberdade e a independência funcionais que são inatas à prestação da jurisdição".

De acordo com a proposta de Azeredo, as aposentadorias serão concedidas e pagas pelos tribunais mediante ressarcimento dos valores pela Previdência Social. A proposta do senador por Minas Gerais ainda assegura paridade às pensões.

Palavras-chave: aposentadoria

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/magistrados-poderao-voltar-a-receber-aposentadoria-integral

6 Comentários

Adilene bacharel em direito05/01/2009 23:07 Responder

O Senador deveria propor também a fixaçao das aposentadorias do trabalhador urbano que até hoje só veio a despencar. Quem pagou para aposentar sobre 10 salários, hoje recebe 3. Isso é uma vergonha. Esse tipo de proposta é bem a cara do Congresso. Será que um dia teremos alguém que lute pelo direito dos menos favorecidos?

JOÃO LUÍS ALBERTINO ADVOGADO06/01/2009 14:42 Responder

É LAMENTÁVEL TAL DECISÃO, POIS A JUSTIÇA FALHA DESTE PAÍS, AINDA TEM SEUS PRIVILÉGIOS,AFINAL DE CONTAS, ELE SÓ PASSOU EM UM CONCURSO, NADA MAIS DO QUE ISTO, SUA OBRIGAÇÃO PARA COM A SOCIEDADE, É IGUAL A UM TRABALHA- DOR NORMAL, NÃO TEM ESSA DE ESTA TUTO PRÓPRIO E LENGA LENGA, É SOMENTE UM TRABALHADOR COMO OU TRO QUALQUER, TEM A OBRIGAÇÃO DE ZELAR PELO DEVERES E A LEI QUE DEVE SER APLICADA DE IGUAL FORMA A QUALQUER UM, EM ESPECIAL AOS MAGISTRADOS CORRUPTOS QUE ATUAL MENTE, DEIXA QUALQUER PAÍS "DEMO- CRÁTICO", DE BOCA ABERTA, ACHO QUE VOCÊS ESTÃO ME ENTENDENDO, SOU ADVOGADO FORMADO EM 1988, E EM PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E TEM CADA SENTENÇA, QUE DÁ DÓ, ELE É FILHO DE NÃO SEI QUEM COM A FILHA DO SEI LÁ, É GENTE BOA,APRO- VA, E SAI CADA SENTENÇA.

estela maris schalch advogada06/01/2009 16:25 Responder

concordo com as acertivas do colega, pois eu tbm como advogada , tenho contato mais diretamente com os 'MAGISTRADOS" E ESTES JÁ POSSUEM REGALIAS QUE BASTAM, SÓ PARA SE TER IDÉIA FÉRIA 2 VEZES AO ANO , E QDO A JUSTIÇA ENTRA EM RECESSO , LÁ ESTÃO ELES DE CARONA NOVAMENTE.

Jorge de Souza Carvalho advogado06/01/2009 16:41 Responder

A regra deveria ser única, se pagou a previdencia durante certo tempo este somatório deveria ser a base da aposentadoria, pondo um fim a este privilégio, inclusvie dos Legislativos. Parabéns aos colegas pela manifestação.

Mário Andrade bacharel em direito06/01/2009 21:57 Responder

Quanto preconceito e frustração pessoal demonstrados nos comentários anteriores. Vejo todos os dias, como servidor da justiça, cada petição medíocre de advogado que chega a ser inacreditável. Queria verificar a atuação de cada um que escreveu se tivesse sob a sua responsabilidade 7.000 processos. Se acharia assim tão fácil ser Juiz. Bem como, gostaria de saber quais são os privilégios dos Magistrados, só saben dizer das férias. Queria saber quais são os outros. Falar é fácil, pois fazer é que são elas. Façam o concurso com 05(provas), passem e depois comentem.

LAURO FARIA MATOS JUNIOR Delegado Geral de Polícia31/05/2010 22:15 Responder

VOCES BACHAREIS E ADVOGADOS QUE ESTÃO CONTRA OS JUIZES, PORQUE NÃO FAZEM CONCURSO E USUFRUAM DOS MESMOS BENEFÍCIOS ? LAURO/MG

Conheça os produtos da Jurid