Magistrados brasileiros aprendem técnicas de mediação com especialistas dos EUA

Para juízes do trabalho, no entanto, algumas recomendações precisam ser adaptadas à realidade brasileira

Fonte: Congresso em Foco

Comentários: (0)




Membros do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) concluíram nesta última semana um curso de mediação com especialistas da Universidade de Direito de Pepperdine (na Califórnia, oeste dos Estados Unidos), que estiveram em Brasília a convite da Escola Judicial do TRT-10 (Tribunal Regional do Trabalho da 10.ª Região). Cerca de 60 magistrados da Justiça do Trabalho de todo o país participaram do curso Mediando Conflitos ("Mediating the Litigated Case"), que possibilitou o contato dos magistrados brasileiros com as técnicas norte-americanas de resolução de conflito.


Ao longo de uma semana, os alunos foram apresentados aos diferentes tipos de mediação, assim como aos conceitos e às técnicas utilizadas pelos magistrados norte-americanos para superação de problemas e barreiras durante as negociações. “Claro que precisamos adaptar algumas técnicas à nossa realidade, mas são experiências importantes e ricas que podemos agregar, na medida do possível”, afirmou o coordenador do Comitê Gestor, conselheiro Emmanoel Campelo.


Para o conselheiro, a iniciativa do curso reforça a importância do conhecimento das técnicas em mediação pelos juízes brasileiros, principalmente aqueles envolvidos com os núcleos de conciliação dos seus tribunais. “A Justiça norte-americana já trabalha com mediação e conciliação há muitos anos e possui um alto índice de efetividade de resolução. Para se ter uma ideia, antes de entrar no Judiciário norte-americano, todo conflito de interesses passa por uma tentativa de negociação conciliada a fim de evitar a judicialização indiscriminada”, explicou.


Os magistrados que participaram do treinamento tiveram aulas teóricas e práticas, desenvolvidas com exposições e exercícios simulados. Além do conselheiro Emmanoel Campelo, participou do curso o juiz titular André Gomma, também membro do Comitê Gestor da Conciliação, para quem a troca de experiência beneficia a Justiça brasileira.


“Conhecer novas técnicas pode contribuir com a melhoria no grau de efetividade das conciliações. Quanto mais técnicas conhecermos e pudermos utilizar, maior possibilidade temos de resolver as questões de maneira negociada. A mediação pode ser uma espécie de filtro preliminar dos conflitos, evitando que eles caminhem de maneira litigiosa, no Judiciário”, afirmou André Gomma.

Palavras-chave: conciliação mediação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/magistrados-brasileiros-aprendem-tecnicas-de-mediacao-com-especialistas-dos-eua

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid