Justiça suspende decisão para quebra de sigilo no Orkut

Fonte: Globo.com

Comentários: (0)




Decisão de desembargador isenta Google de divulgar identidade de responsáveis por perfis e comunidades criminosas

O desembargador federal Fábio Prieto de Souza, do Tribunal Regional da 3ª Região, determinou a suspensão de uma decisão referente à quebra de sigilo dos perfis e comunidades criminosas do site de relacionamentos Orkut.

A decisão foi divulgada pelo próprio Google nesta segunda-feira (27) e confirmada ao G1 pela assessoria de imprensa do Ministério Público Federal. A companhia de internet afirma ter sido oficialmente comunicada sobre o caso na última quinta-feira (23).

A quebra de sigilo dos supostos criminosos foi pedida pelo Ministério Público Federal e julgada procedente pelo juiz José Marcos Lunardelli, da 17ª Vara Cível da Justiça Federal em São Paulo, em decisão assinada no dia 30 de agosto. Desde então, o caso já teve diversos desdobramentos que adiaram sua conclusão.

Condenado a quebrar o sigilo de internautas do Orkut responsáveis por crimes de pedofilia e racismo, entre outros, o Google Brasil recorreu da decisão no dia 25 de setembro. Com o recurso, a companhia conseguiu invalidar o prazo para entrega de informações sobre os criadores dessas comunidades, que expirava no final de setembro.

Agora, com a suspensão divulgada nesta segunda-feira, a empresa está livre de cumprir qualquer pena relacionada à preservação da identidade dos usuários do Orkut. Quando foi condenada por Lunardelli a divulgar os dados para autoridades, o juiz estabeleceu que a multa diária para cada ordem judicial não-cumprida seria de R$ 50 mil (em São Paulo, o prejuízo seria de R$ 1,9 milhão por dia).

Em agosto, a ONG Safernet recebeu uma média de 900 denúncias por dia de supostos crimes divulgados no Orkut. Em setembro, este média diária foi para 1.700 alertas, com picos de até 2.300.

Palavras-chave: orkut

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-suspende-decisao-para-quebra-de-sigilo-no-orkut

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid