Justiça nega indenização por danos morais a passageiro retirado de voo

O passageiro foi retirado da aeronave por conta de não apresentar comprovação de que havia sido imunizado com a vacina contra a febre amarela, em deslocamento entre o Brasil e a Bolívia

Fonte: TJRO

Comentários: (0)




Em julgamento de apelação cível, a Justiça de Rondônia negou o direito à indenização por danos morais ao cliente de uma empresa aérea que foi retirado da aeronave por conta de não apresentar comprovação de que havia sido imunizado com a vacina contra a febre amarela, em deslocamento entre o Brasil e a Bolívia. A decisão da 1ª Câmara Cível manteve sentença da 5ª Vara Cível de Porto Velho, que já havia negado o pedido.


A ação foi proposta por conta de que Raimundo Braga Barroso, em viagem de Vitória (ES) para Santa Cruz, na Bolívia, no ano de 2006, foi obrigado a sair do avião por não apresentar a comprovação de que foi vacinado contra a febre amarela. Alegou ter sido humilhado e constrangido pela Gol Linhas Aéreas e pela agência que lhe vendeu as passagens.


No entanto, para o relator do processo, desembargador Sansão Saldanha, é manifestamente improcedente o recurso de apelação. O magistrado decidiu que não é justificável a reparação por lesão imaterial, pois foi verificada a conduta lícita da empresa ao impedir o embarque de passageiro, diante da não apresentação da Carteira Internacional de Vacinação, exigida a todos os passageiros com destino a países onde haja incidência da febre amarela. Para o Judiciário, não foi comprovada a ofensa à moral ou integridade do passageiro retirado da aeronave, pois trata-se de matéria envolvendo interesse público, relativa à saúde e medidas preventivas internacionais que visam conter a doença em países endêmicos.


O desembargador decidiu que não há razão para modificar a sentença que julgou improcedente o pedido de indenização e negou seguimento ao recurso 0150248-45.2007.8.22.0001 em julgamento monocrático no dia 19 de janeiro de 2012.


Dano moral reconhecido


Ainda em julgamento realizado pela 1ª Câmara Cível do TJRO, foi reconhecido o direito à indenização por dano moral decorrente da inscrição indevida de cliente no cadastro de maus pagadores. O juízo de 1º grau (juiz) condenou a empresa Losango Promoções de Vendas Ltda ao pagamento de 5 mil reais a Gledson Santos Torres.


Insatisfeita, a Losango recorreu ao Tribunal de Justiça na tentativa de mudar a condenação. Também sob relatoria do desembargador Sansão Saldanha, a decisão sobre a apelação cível manteve inalterada a sentença de 1º grau com relação à constatação da responsabilidade da empresa em indenizar a parte que teve o nome negativado.

Palavras-chave: Indenização; Danos Morais; Passageiro; Voo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-nega-indenizacao-por-danos-morais-a-passageiro-retirado-de-voo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid