Justiça garante auxílio-transporte a servidores do INSS que usam carro próprio para trabalhar

Para desembargador não é necessário que funcionário público utilize transporte coletivo para ter direito a benefício; órgão conta com 38.862 servidores

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (2)




Os servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) têm direito a receber auxílio-transporte mesmo que utilizem veículo próprio para ir ao trabalho. A decisão foi dada na última semana pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região em um processo no qual um servidor solicitava que o órgão lhe pagasse o benefício mesmo que ele utilizasse seu carro próprio.


Com isso, todos os 38.862 servidores do Instituto, de acordo com o portal da Transparência do governo federal, têm garantidos seu direito ao benefício, que varia de acordo com a região onde a pessoa reside.


O desembargador federal Cotrim Guimarães negou um recurso do INSS que alegava que o benefício deve ser pago apenas aos que se utilizam de transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual.“Na hipótese de o servidor optar por outro meio de transporte, permanecerá o direito ao referido auxílio enquanto perdurarem as circunstâncias que lhe justificam. Se o servidor utilizar seu veículo ou fizer de outro modo, ainda assim fará jus ao benefício, não sendo razoável excluir a incidência do auxílio só porque o servidor não se utiliza de transporte coletivo”, justificou o desembargador.

Palavras-chave: direito previdenciário inss direito do trabalho

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-garante-auxilio-transporte-a-servidores-do-inss-que-usam-carro-proprio-para-trabalhar

2 Comentários

Aparecido Antonio Advogado24/03/2014 21:03 Responder

Não entrei em \\\"detalhes\\\" sobre a decisão, tampouco do modo em que esse auxílio é concedido; mas, creio que esse \\\"benefício\\\" deveria ser tratado igual (isonomia?) ao vale-transporte...

seu nome sua profiss?o25/03/2014 16:10 Responder

Este país é uma teta grande, todo mundo quer mamar nela, mas trabalhar nunca.

Conheça os produtos da Jurid