Justiça estadual vai julgar ação movida por ex-empregado contra mineradora

Segundo o ministro, Juversino pede danos materiais e morais de caráter acidentário de cunho civil, por culpa da ex-empregadora. Sendo assim, a competência é da Justiça estadual.

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)





O ministro Aldir Passarinho Junior, da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), declarou a Primeira Vara Cível de Nova Lima (MG) competente para julgar a ação movida pelo minerador Juversino Januário da Silva contra a Mineração Morro Velho. Segundo o ministro, Juversino pede danos materiais e morais de caráter acidentário de cunho civil, por culpa da ex-empregadora. Sendo assim, a competência é da Justiça estadual.

A defesa do minerador atribui à empresa a culpa pela doença adquirida enquanto ele prestava serviços que o deixou incapacitado para o trabalho. O não-oferecimento de condições de trabalho adequadas teria resultado na doença de Juversino, diagnosticada como "silicose".

Ao analisar a questão, o ministro Aldir Passarinho Junior esclareceu que, apesar de a lesão ser oriunda da prestação de serviços, o minerador postula indenização por danos materiais e morais de caráter acidentário de cunho civil. De acordo com o ministro, o STJ já apreciou inúmeros casos semelhantes e atribui à justiça estadual a competência para julgá-los.

O ministro destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) também decidiu recentemente no mesmo sentido. No julgamento do Recurso Extraordinário número 349.169/BA, o ministro-relator Sepúlveda Pertence afirmou: "É da jurisprudência do STF que, em geral, compete à Justiça do Trabalho conhecer de ação indenizatória por danos decorrentes de relação de emprego, não importando deva a controvérsia ser dirimida à luz do direito comum e não do Direito do Trabalho. Da regra geral são de excluir-se, porém, por força do artigo 109, I, da Constituição Federal, as ações fundadas em acidente de trabalho, sejam as movidas contra a autarquia seguradora, sejam as propostas contra o empregador."

Idhelene Macedo

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-estadual-vai-julgar-acao-movida-por-ex-empregado-contra-mineradora

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid