Justiça de SP decide se fotógrafo que perdeu olho após ser baleado pela polícia terá indenização

Justiça de SP decide se fotógrafo que perdeu olho após ser baleado pela polícia terá indenização.

Fonte: Enviado por Mario Ferreira

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O caso do fotógrafo Sérgio Silva, que perdeu o olho esquerdo, atingido por uma bala de borracha disparada pela PM de São Paulo durante as Jornadas de Junho de 2013, irá novamente a julgamento na próxima quarta-feira, a partir das 10h. Em 2016, Sérgio teve seu direito à reparação pelo Estado negado. O juiz de 1ª instância argumentou que o fotógrafo teria se colocado “em situação de risco” ao se posicionar entre os policiais e os manifestantes. E que, portanto, seriam desnecessárias outras provas, como oitiva de testemunhas.

Em 2017, o Tribunal de Justiça mudou o entendimento, mas continuou a negar a indenização sob o argumento de que Sérgio não conseguira provar que o ferimento no olho fora decorrente do disparo de arma de efeito moral da PM.

Já em Brasília, o Supremo Tribunal Federal, ao julgar caso idêntico do fotojornalista Alex Silveira, determinou que o Estado era responsável pela lesão. Alex foi atingido no olho quando cobria greve de professores no ano 2000. Por conta dos fundamentos de tal decisão, o STF determinou que o TJ-SP julgue novamente o caso de Sérgio Silva.

Inicialmente marcado para 29 de março de 2023, o julgamento foi adiado para decisão sobre quem seriam os desembargadores a votar no caso, o que será anunciado na própria quarta-feira. O TJ terá que decidir também se mantém seu próprio acórdão de 2017, que negou a reparação, ou se adequa o entendimento à decisão do STF.

Ainda no mês de março de 2023, a 2ª Turma do STF julgou outro caso importantíssimo, no qual se discutia a responsabilidade do Estado pela morte de criança vitimada por “bala perdida” em incursão policial em favela carioca. A Corte firmou entendimento de que o Estado tem o dever de indenizar a família, não importando a origem do disparo, uma vez que, ao realizar a operação, participou do confronto que resultou no disparo fatal.

Palavras-chave: Indenização Danos Morais Fotógrafo Perda Olho Baleado Policial

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-de-sp-decide-se-fotografo-que-perdeu-olho-apos-ser-baleado-pela-policia-tera-indenizacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid