Justiça condena Walmart por fazer ex-diretor rebolar

O juiz disse na sentença que o ato do walmart é medieval e que a empresa tratou os funcionários como "bonecos" e "servos da gleba"

Fonte: Folha Online

Comentários: (4)




Maior rede varejista do mundo e terceira no ranking nacional de supermercados, o Walmart foi condenado a indenizar um ex-diretor que disse ter sido obrigado a rebolar enquanto entoava o "grito de guerra" da empresa em reuniões diárias. A informação foi publicada na reportagem de Leandro Martins na edição desta quinta-feira da Folha.

 

A sentença da 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Barueri foi publicada no último dia 9. Cabe recurso. O Walmart foi condenado a pagar indenização equivalente a dez vezes o valor da última remuneração do ex-diretor, cerca de R$ 140 mil.


O autor da ação, de 40 anos, trabalhou no Walmart de 2000 a 2009. Segundo ele, na abertura e no final das reuniões diárias, os funcionários tinham de cantar uma espécie de hino motivacional.


O juiz Diego Cunha Maeso Montes disse na sentença que o ato do Walmart é medieval e que a empresa tratou os funcionários como "bonecos" e "servos da gleba".

Palavras-chave: Hino; Motivação; Funcionário; Indenização; Reportagem

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-condena-walmart-por-fazer-ex-diretor-rebolar

4 Comentários

Vianei antonio Gomes Bancário18/02/2011 11:56 Responder

A punição no meu entender foi branda, essa mesma prática delituosa no país de origem do Walmart, não seria menor que Hum milhão de dolares. Sou testemunha de um caso de discriminação e acusações infundadas a um cidadão afro descendente, na loja da Avenida das Torres de Curitiba, presenciei o fiscal de Loja acusar um cidadão simples de ter furtado 10 pacotes de açucar de 5kg, só porque o cidadão depois que pagou no caixa foi até uma lanchonete na nave do próprio mercado, ao sair foi abordado na porta e não achava a nota de pagamento, logo a confusão foi formada, o fiscal negava-se a ir até o caixa e confirmar se aquela mercadoria havia sido paga. O cliente estava com a família mulher e duas crianças, foi humilhado na frente de uma porção de pessoas, entre elas eu, depois de alguns minutos de discussão a mulher do cliente encontrou a nota de pagamento na bolsa, aí o fiscal, não se dando por satisfeito chamou o cliente de nego burro e o liberou, O cliente, cidadão afro que teve seu direito violado solicitou em alto som se tinha alguém que testemunharia a seu favor? me coloquei a diosposição, pois conheço a justiça americana e se o mesmo acontecesse no país deles o Walmart não escaparia de uma punição pedagógica de milhão de dolares para fora. O cidadão entrou com uma ação no juizado especial civel, fui testemunha, não sei se saiu sentença, mas certamente a timidez latino americana, ou melhor, a nossa falta de consciêcia do que seja dignidade da pessoa humana condenará em pena branda. No presente caso, embora entenda se pequena a punição, fiquei satisfeito da pelo desprendimento do Juiz do Trabalho, que teve a cortagem de enfrentar a gigante americana Walmart.

ISA MARIA GUENTHER advogada18/02/2011 12:39 Responder

Infelizmente o expediente pelo qual a Walmart foi condenada ao pagamento de indenização citada no julgado, é prática comum em empresas de grande porte.

José Carlos Advogado18/02/2011 13:19 Responder

Com certeza o Walmart irá recorrer da decisão alegando ser excessiva o valor arbitrado e, o Tribunal em muitas decisões tomadas nesses casos, decidir que a atitute da ré, não foi tão vexatória para o montante estabelecido a título de indenização.

sueli ex- funcionária18/02/2011 16:55 Responder

Não procede a defesa da empresa de que não obriga ninguém a cantar ou se expor na frente dos demais. TODOS os funcionários são obrigados a cantar aquela música ridícula e participar da grande \\\"hipocrisia motivacional\\\". Falo isso com propriedade, como ex-funcionária.

Conheça os produtos da Jurid