Júri da Capital condena pelo assassinato de líderes quilombolas

À Justiça, o acusado alegou ter atirado contra as vítimas, dizendo estar se defendendo de agressões com pedras, pedaços de madeira e com arma de fogo

Fonte: TJRS

Comentários: (0)




O Tribunal do Júri da Capital condenou Pedro Paulo Back a 39 anos e seis meses de prisão em regime inicialmente fechado pelo homicídio qualificado de Joelma e Volmir da Silva Elias e pela tentativa de homicídio de Rosângela Elias. O réu foi absolvido, a pedido do Ministério Público, pela tentativa de homicídio de Valdir da Silva Elias.


A Juíza da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre Elaine Maria Canto da Fonseca presidiu o julgamento, que se iniciou na manhã e encerrou-se somente na noite dessa quinta-feira (9/12).


O crime ocorreu na tarde de 4/12/2008 na Estrada dos Alpes, localizada no Bairro Cascata de Porto Alegre, local reconhecido como comunidade quilombola. As vítimas, que eram irmãs e vizinhas do acusado, faziam parte da Associação do Quilombo dos Alpes.


Segundo a denúncia, o réu invadiu o pátio da casa das vítimas e matou a tiros Joelma Ellias, que acabara de sair do banho. Atirou ainda contra Volmir Ellias (que veio a falecer) enquanto ele conversava com Rosângela Ellias, uma das sobreviventes. A ação teria sido motivada pela iniciativa dos irmãos de aterrar vala localizada nos fundos das residências do denunciado e das vítimas. Pedro Back ainda tentou atirar em Valdir Ellias quando esse chegava ao local para socorrer os demais, com a finalidade encobrir o crime.


À Justiça, ele confirmou ter atirado contra as vítimas, alegando, entretanto, estar se defendendo de agressões com pedras, pedaços de madeira e com arma de fogo.


O réu, que está recolhido na Penitenciária Modulada Estadual de Osório, não poderá apelar em liberdade.


Processo nº 20800825102

Palavras-chave: Acusação; Homicídio; Quilombolas; Alegação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juri-da-capital-condena-pelo-assassinato-de-lideres-quilombolas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid