Juízes divulgam lista dos candidatos 'ficha-suja'

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou nesta terça-feira o nome dos candidatos a prefeito e vice-prefeito com ?ficha-suja, ou seja, aqueles que respondem a processos na Justiça.

Fonte: Veja Online

Comentários: (4)




A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou nesta terça-feira o nome dos candidatos a prefeito e vice-prefeito com ?ficha-suja?, ou seja, aqueles que respondem a processos na Justiça. Há dados sobre políticos que participarão das disputas das 26 capitais do país nas eleições de outubro, mas ainda faltam informações relativas a estados do Rio, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Acre, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. Os dados estão publicados no endereço www.amb.com.br.

Entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, constam da lista os nomes de Paulo Maluf (PP) e de Marta Suplicy (PT). Segundo informa o Radar On-line, "Maluf encabeça a lista dos candidatos com maior ficha corrida. São sete ações: três de improbidade administrativa, duas por crime contra o sistema financeiro, uma por crime de responsabilidade e outra que envolve numa só ação acusações de crime contra a paz pública, formação de quadrilha, ocultação de bens e crimes contra o sistema financeiro." Clique aqui para ler mais.

Marta responde por ação penal relacionada à Lei de Licitações no Fórum da Barra Funda (SP) e no STF. A vice de Maluf, Aline Corrêa, também está com o nome ?sujo?.

Em junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os candidatos que respondem a processos criminais podem concorrer nas eleições: isso vale para os políticos já condenados em primeira ou segunda instâncias, mas que ainda aguardam recurso superior. Prevaleceu o voto do ministro Ari Pargendler, que, amparado na Constituição, defendeu que até julgamento final de uma ação ninguém pode ser considerado culpado.

Os ministros do STF devem decidir em agosto se seguem ou não a decisão do TSE. Em caso negativo, os candidatos com ?ficha suja? podem ter suas candidaturas cassadas. A AMB já protocolou ação que pede a anulação da parte da lei de inelegibilidade que determina que um político só pode ser barrado pela Justiça Eleitoral se tiver sido condenado em última instância.

?O Judiciário tem que estar a serviço daquele que se comporta com ética e moralidade e não daqueles que se utilizam de uma legislação que peca pelo excesso de recursos e de formalismos, para se proteger de conseqüências pelos delitos praticados ao longo do mandato?, afirmou o presidente da AMB, Mozart Valadares, segundo reportagem da Agência Brasil.

Palavras-chave: candidato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juizes-divulgam-lista-dos-candidatos-ficha-suja

4 Comentários

esther silva advogada23/07/2008 19:46 Responder

Observei que consta somente capitais, precisamos também da relação dos municípios. Esther

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado24/07/2008 23:06 Responder

Fazendo coro com a adv. Esther, de Acapuí-CE, divulgem também relação dos municípios do interior cearense, principal e particularmente da querida Senador Pompeu-CE, onde mantenho inalienável título eleitoral!

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado24/07/2008 23:13 Responder

CORRIGENDA: JOÃO Ananias MACHADO - BB-Aposentado (jamachadoce@uol.com.br) - Fortaleza, CE - 24/7/2008 - 22:06 Fazendo coro com a adv. Esther, de Acapuí-CE, DIVULGUEM também relação dos municípios do interior cearense, principal e particularmente da querida Senador Pompeu-CE, onde mantenho inalienável título eleitoral!

Winston Churchill da Silva Bérgamo Advogado27/07/2008 14:10 Responder

Entendo primeiro temos de respeitar e cumprir a Constituição Federal. Por isso não vejo nenhuma utilidade na publição da "ficha suja" de qualquer candidato. o eleitor, na sua maioria é alineado. O princípio da inocência contida na CRFB, deve ser preservado. Uma coisa é o nosso repudio por pessoas desonestas, outra é o respeito à lei maior. É como penso.

Conheça os produtos da Jurid