Juíza é acusada de favorecer traficante internacional

Juíza Olga Regina Santiago Guimarães é alvo de investigação criminal.

Fonte: G1

Comentários: (1)




Olga Regina Santiago Guimarães teria negócios com colombiano preso. Desde que as investigações começaram, ela não apareceu mais no trabalho.

A juíza Olga Regina Santiago Guimarães é alvo de investigação criminal. Ela e o marido ? Baldoino Santana - foram flagrados em conversas telefônicas com o traficante colombiano Gustavo Duran Bautista. As interceptações da Polícia Federal foram autorizadas pela Justiça.

Numa das gravações, o marido da juíza sugere ao traficante sociedade na compra de um hotel na Bahia. Em outra, cobra um depósito de quase R$ 40 mil.

O traficante foi preso em agosto, no Uruguai, em flagrante com um avião carregado com 500 kg de cocaína, numa fazenda perto de Montevidéu. Além do colombiano, mais 15 pessoas foram detidas no Uruguai, no Brasil e na Holanda, numa grande operação internacional.

O traficante tinha hangar num aeroporto de São Paulo, onde guardava os aviões usados para transportar cocaína até suas fazendas na Bahia e no Ceará. Para agir impunemente durante tanto tempo, Gustavo disse que pagou propina para policias civis, e agora é suspeito também de ter comprado a proteção da juíza na Bahia.

Em uma das ligações interceptadas, Baldoino e o traficante conversam sobre ?cinema?, que, de acordo com a polícia, seria ?dinheiro?. O marido da juíza pergunta se o ?homem do cinema? já chegou, e o traficante nega. O dinheiro não chega nunca. Tratava-se de 3,6 milhões de euros (mais de R$ 9 milhões), apreendidos pela polícia da França.

Bautista recorre à juíza Olga para obter atestado de bons antecedentes. É uma tentativa de simular que levava uma vida honesta no Brasil e, assim, tentar liberar os euros apreendidos. Na gravação, a juíza cita Isabel, a mulher do traficante, que também está presa.

Anos antes de ter essa relação próxima com a juíza, em 2001, o casal Bautista foi réu de Olga num processo por tráfico de drogas. Na fazenda do casal, em Juazeiro, foram encontrados equipamentos para pesar e embalar a droga. E meses depois, a juíza mandou soltar os dois da cadeia.

De lá para cá, Bautista construiu um pequeno império de fazendas, aviões, helicóptero e muitas propriedades. A quadrilha do traficante é acusada de mandar mais de cinco toneladas de cocaína para a Europa desde que ele foi inocentado pela juíza, há quase seis anos.

Diversas empresas aqui no Brasil e no exterior e mais de cem pessoas ligadas aos negócios do tráfico. Bautista transformou o Brasil num entreposto de drogas e faturou alto com a venda de cocaína lá fora.

Desde o mês passado, quando o caso começou a ser investigado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, Olga não apareceu mais para trabalhar. Saiu de licença e férias. Procurada pela reportagem, não quis falar sobre o caso.

O Procurador de Justiça destacado para acompanhar as investigações espera agora pela quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal da juíza e do marido dela.

Palavras-chave: juíza

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiza-e-acusada-de-favorecer-traficante-internacional

1 Comentários

Luiz de Carvalho Ramos Advogado22/10/2007 22:01 Responder

Hoje, estive consultando-me com uma médica. Disse-lhe que um médico pneumologista, há dois anos, recomendou-me não deixar de fumar para me operar da vesícula, pois, em deixando o vício, poderia, durante o ato cirúrgico, acontecer reações perigosas. A minha médica, indignada: "Que médico!". Então, podemos dizer: "Que juíza!"

Conheça os produtos da Jurid