Juiz expulso da magistratura tem pedido de inscrição negado na OAB-ES

Ele foi demitido do cargo em processo disciplinar por seu envolvimento na Operação Naufrágio

Fonte: OAB

Comentários: (5)




Vitória (ES)- Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), reunido em sessão ordinária, negou o pedido de reinscrição de Frederico Luís Schaider Pimentel, ex-juiz substituto, demitido do cargo em processo disciplinar por seu envolvimento na Operação Naufrágio. "Por unanimidade, o Conselho entendeu que o ex-magistrado não dispõe de condições morais para exercer a profissão e por isso proclamou a sua inidoneidade", afirmou o presidente da Seccional, Homero Junger Mafra.


O voto do relator do processo, o conselheiro Rivelino Amaral, foi acompanhado pelos demais 32 conselheiros presentes. De acordo com o relator, Frederico Luís Schaider Pimentel se mostrou indigno de pertencer à OAB. "A Ordem dos Advogados do Brasil não é repositório de excluídos da magistratura por hipossuficiência ética", ressaltou. Ele acrescentou: "Como afirmou o presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, ‘aquele que não serve para ser juiz não pode servir para ser advogado'".


O presidente da OAB-ES disse que "o Conselho cumpriu com dignidade e independência o seu papel e aquilo que a advocacia esperava dele". Homero Mafra afirmou ainda: "A Ordem dos Advogados respeita o devido processo legal. Ela deu o direito de defesa. Ela, com base em fatos, que estão demonstrados nos autos, entendeu que o suscitado não tinha condições de exercer a advocacia."


Em 25 de março deste ano, o Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo decidiu, por unanimidade, demitir o juiz substituto Frederico Luís Schaider Pimentel.

 

Palavras-chave: Operação Naufrágio; Juiz; Registro; Negativa; OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiz-expulso-da-magistratura-tem-pedido-de-inscricao-negado-na-oab-es

5 Comentários

JOAQUIM MACHADO DA SILVA professor01/07/2011 17:56 Responder

Fico muito contente em saber que em meu pais exite instituição de crédito, isto deveria servir de exemplo para as demais intituições, parabéns

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado05/07/2011 10:32 Responder

Proclamação exemplar, merecedora dos maiores e melhores encômios, essa do Conselho da OAB-ES, porquanto inapto para o exercício pleno da magistratura, mais irreprochável e desastrosa ainda seria sua conduta como advogado. Aliás, já vaticinara sabiamente o Grão-Causídico Rui Barbosa: \\\"Uma coisa não pode, juntamente, ser e não ser\\\".

JOÃO Ananias MACHADO BB-Aposentado05/07/2011 10:48 Responder

Pequenina mas significativa corrigenda: JOÃO Ananias MACHADO - BB-Aposentado | 05/07/2011 às 09:32 Proclamação exemplar, merecedora dos maiores e melhores encômios, essa do Conselho da OAB-ES, porquanto inapto para o exercício pleno da magistratura, mais REPROCHÁVEL e desastrosa ainda seria sua conduta como advogado. Aliás, já vaticinara sabiamente o Grão-Causídico Rui Barbosa: \\\"Uma coisa não pode, juntamente, ser e não ser\\\".

luis felipe advogado05/07/2011 11:16 Responder

É sem sombra de dúvidas elogiável o posicionamento do D. Conselho Capixaba. Todavia, não se pode deixar de dizer que também é preoculpante, na medida em que se abre um leque para outras indagações e, que deveria provocar repúdio maior na sociedade, não só ao cidadão comum do povo, mas e principalmente àquela parcela da sociedade organizada. Hoje se pode ser mandário de um País, Estado ou Municipio, sem que o requisito da idoneidade moral se apresente relevante. Representante nas casas legislativas sem o menor conteúdo de caráter, mas não se pode ser advogado se não for detentor de conduta ilibada. O que andarão fazendo aqueles magistrados acusados de venda de sentenças, incluive um ex-ministro do STJ ? - Será que estão advogando? De qualquer sorte, não deixa de ser elogiável a decisão do Augusto Conselho Capixaba. Que Deus nos console!

wilma advogada05/07/2011 14:10 Responder

Estou de pleno acordo com o colega Luis, que me antecedeu. Bem lembrado, por onde andarão aqueles elementos ex integrantes da magistratura? Penso que apenas um estava \\\"cumprindo pena\\\" os demais deverão estar gozando os favores da impunidade.;,haja vista o que ocorreu e ocorre com a classe dos políticos de nosso Congresso.,que a grande maioria, depois de todos os escândalos criminosos no Governo anterior, voltaram impunimente , a exercer cargos de primeiro escalão por escolha da nova Presidente ! Parabens a nossa OAB pelo posicionamento.Porem, Com certeza, mesmo independentemente da não inscrição na Ordem ,eles sempre conseguem alguem que por eles assinem e irão advogar ,com a especialidade de assuntos de corrupção, concussão ,fraudes etc.que dominam.! pasmem os Céus!!!!!!!!!!!!!!

Conheça os produtos da Jurid