Juiz é chamado de ?meio doido? e advogada culpa estagiário

A frase perdida em uma petição está dando o que falar na internet. E tem dado também, muita dor de cabeça à advogada que assinou o texto

Fonte: Extra

Comentários: (34)




"Verificar certinho se põe esse parágrafo, porque aquele juiz é meio doido”. A frase, perdida em uma petição que faz parte de um processo que corre no Segundo Juizado Especial Cível de Goiânia, está dando o que falar na internet. E tem dado, também, muita dor de cabeça à advogada Ana Paula Barbosa Ferreira, que assinou o texto, remetido no dia 19 de setembro.


No dia 3 de outubro, o juiz Gustavo Assis Garcia, responsável pelo caso, remeteu um despacho em que pede explicações sobre o ocorrido. O magistrado deu um prazo de 48 horas para Ana Paula explicar nos autos “a quem se refere e o que pretende dizer” com o trecho em questão. A advogada, por sua vez, eximiu-se de culpa.


- Estou muito envergonhada, é um fato que tem me causado um constrangimento enorme, nunca imaginei que tomaria essa proporção. Isso foi colocado por engano na petição, foi um estagiário que utilizou um modelo que já existia - garantiu Ana Paula, acrescentando que estava viajando quando a petição foi remetida:


- No escritório em que eu trabalho, a minha senha é utilizada por todas as pessoas. E protocolaram. Eu, inclusive, não estava lá, isso aconteceu durante uma viagem de férias.


Realizando uma consulta ao site do Tribunal de Justiça de Goiás a partir do número do processo (7114600), é possível ver o passo a passo processual e acessar despachos feitos pelo juiz Gustavo Assis Garcia, inclusive aquele no qual ele exige um posicionamento por parte da advogada. Na última segunda-feira, às 18h38, Ana Paula protocolou uma petição com o nome “retratação e esclarecimento”.


- Fui convocada a prestar esclarecimentos, fiz uma nova petição, encaminhei e protocolei. Mas ainda não consegui falar pessoalmente com o juiz - contou ela, que traz na ponta da língua o que falaria ao magistrado:


Pediria muitas desculpas e tentaria explicar que não fui eu a autora dessa frase, que jamais escreveria isso. Que quem escreveu não era para quem acabou direcionado, então não sei nem se é para ele que eu deveria pedir desculpas. Mas como o processo está sob a jurisdição dele, e foi a ele o endereçamento, é sim a ele que eu tenho que me retratar.


O processo


Ana Paula Barbosa Ferreira defende uma loja de colchões magnéticos de Goiânia num processo que começou a correr em março de 2011, inicialmente movido por dois clientes do estabelecimento. No dia 20 de agosto de 2013, contudo, o juiz Gustavo Assis Garcia determinou a inversão dos polos processuais (ou seja, a loja virou “promovente”, e os clientes tornaram-se “demandados”). O motivo da decisão do magistrado, que também intimou os clientes a pagarem R$ 1.350, foi o fato de um colchão ter sido devolvido aos vendedores “em péssimo estado de conservação”. O processo, em seguida, passou para a fase de “cumprimento de sentença”, entrando em sua etapa final. Até agora, pelo menos.

Palavras-chave: juiz doido advogada dor de cabeça processo estagiário

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiz-e-chamado-de-meio-doido-e-advogada-culpa-estagiario

34 Comentários

Wander advogado09/10/2013 17:37 Responder

Algo tão comum e corriqueiro, não deveria \\\"dar o que falar\\\" é a coisa mais normal do mundo ir uma petição com dados e frases de outra. Afinal somos todos \\\"meio doidos\\\" ou não? hoje em dia qualquer \\\"bobagem\\\" \\\"dá\\\" o que falar. No direito todos ficamos \\\"meio doidos\\\" frente às atualizações constantes, os debates intermináveis e os jufilósofos a criarem diariamente questões a serem estudadas, endoida ou não?

Maria Alice Machado Advogada 09/10/2013 19:18

Isso acontece porque estamos esquecendo da palavrinha LER. Tudo tem que ser revisado e confirmado antes de sair do escritório, senão vira bagunça.

Augusto ferreira França Advogado 09/10/2013 21:04

Achei engraçado que na desculpa ela informou que tratava-se de uma peça elaborada em outro processo. Então eu gostaria muito de saber quem é este outro Juíz doido. kkkkkkkkk. Creio que a emenda do soneto não foi muito boa.

Denise Nascimento Advogada 10/10/2013 13:08

Concordo com seu comentário e acrescento que se fóssemos pedir explicações a juizes sobre o que vem nos \\\"corta e cola\\\" de suas decisões, talvés não fizéssemos outra coisa!!!!!!!

Marcia Cota advogada 10/10/2013 14:23

Concordo com vc. Tem tanta coisa mais importante.

Wladimir Timoteo Administrador e Futuro Advogado. 10/10/2013 19:40

É, realmente! temos que ler muito e escrever correto também!

Luiz Antônio Marinho Louvise Advogado 18/01/2014 18:17

Realmente, colega. A emenda ficou pior que o soneto. A julgar por esta desculpa esfarrapada, o juiz \\\"doido\\\" é outro, não informado. O de que muitos se esquecem, inclusive nossos colegas, é que nossas declarações, independentemente do meio em que veiculadas, desafiam sempre uma acurada revisão. Que a colega consiga se desvencilhar da melhor forma possível dessa situação melindrosa, é o meu sincero desejo.

Vera Soares advogada09/10/2013 18:43 Responder

É comum isso acontecer desde que existe computador, é um tal de recortar, colar, copiar que acaba nisso. No momento estou passando por uma situação em virtude de um erro de uma colega, o CNPJ do meu cliente que não é parte no processo foi parar no BNDT-TRT, e com isso meu cliente foi prejudicado, tudo por conta do recortar, colar e copiar. Tenho conhecimento que até em sentenças ocorrem esse tipo de erro. Não vejo o porque tanto estardalhaço.

Maria Alice Machado Advogada 09/10/2013 19:22

Não se pode considerar um fato desses como COMUM. O processo é algo extremamente sério, ainda mais se falando no primeiro ato deles\\\"A PETIÇÃO\\\". Mesmo que tenha recortado e colado, há que ter o hábito de LER o que se manda para fora do âmbito considerado Escritório.

Jorge Cardoso Advogado09/10/2013 20:16 Responder

Independentemente deste erro infeliz e das desculpas que dele virão, o profissional que firma uma petição, seja lá qual for, deve LER/REVISAR o que foi escrito. E concordo com a Dra. Maria Alice Machado, isso não é um fato comum em nenhum lugar, muito menos, dentro de um escritório. Isso me pareceu, uma negligência do escritório.

Marcos Facchini bacharel09/10/2013 20:44 Responder

Com todo respeito, o Magistrado também não agiu corretamente. Da mesma maneira que o escritório deveria tomar os devidos cuidados, o magistrado, também, nao deveria tratar uma \\\"suposta\\\"crítica pessoal, por meio de um \\\"Despacho Judicial \\\" Salvo Melhor Juízo

Ariosvaldo de Gois Costa Homem Defensor Publico Federal aposentado09/10/2013 22:45 Responder

Diferentemente do CNMP o CNJ vem tomando, paulatinamente, providências administrativas coerentes.

Carlos Alberto de Souza Lopes Advogado09/10/2013 23:27 Responder

O juiz deveria ter feito vista grossa nessa frase. Quis, ao meu ver, espremer a advogada para que em 48 horas esclarecesse o que é impossível de ser esclarecido. A frase houve e ponto final. A advogada por sua vez agiu mal em querer transferir a culpa à preposto dela. A assinatura digital tem as características de autenticidade; integridade; confidencialidade; e, não repúdio. Assim, a responsabilidade é dela advogada e jamais poderia ser imputada à estagiária. Apenas deveria esclarecer que não era endereçada àquele juíz. Ficou ruim à ambos. Ela disse \\\"meio doido\\\" não disse \\\"doido\\\" e poderia ficar assim como ficou sem qualquer problema à ela, apenas dizendo que não era para ele tal frase, afinal \\\"de médico e de louco cada um tem um pouco\\\" \\\"lato sensu\\\", ou seja em todo lugar, ou não? Se fosse julgá-la no Tribunal de Ética da OAB a absolveria sem sombra de dúvida não houve o \\\"animus nocendi\\\" de ofender S. Exa. o juiz

Denise Nascimento Advogada 10/10/2013 13:12

realmente, ele não deveria jamais ter imputado à terceiro a responsabilidade, afinal se ela confiou sua senha....... ela responde. Muito sem ética responsabilizar terceiro mais frágil.

Rosane Trindade advogada 10/10/2013 18:51

Concordo plenamente. O juiz deve ser mesmo \\\"meio doido\\\" pra transformar este cômico episódio em uma grande ofensa. Pobre advogada. O juiz nem deveria ter levado em consideração uma frase perdida e sem sentido no meio da petição e a advogada deveria ter assumido o erro de digitação sem culpar outra pessoa. Peça desculpas e pronto.

José Wilson Oliveira Santos - ADV -CRIMINAL Advogado09/10/2013 23:55 Responder

Senhores, senhores!, caros colegas, quem nessa vida \\\"louca\\\" do dia a dia forense não já escreveu em uma petição algo que não é usual?, data vênia, eu mesmo estou careca, disse careca, de me deparar com despacho e/ou sentença de Magistrado, com erro de indicação de nome, de data de audiência. Recentemente, quando pleiteava um agravo de instrumento com liminar em uma ação de guarda de um menor, verifiquei que o Magistrado a quo, havia pontuado fato e nome dentro da decisão, que não tinha nada haver com o meu cliente e com o meu caso. Portanto, os Nossos Brilhantes Magistrados também estão assoberbados de trabalhos e sei que entendem esse ou aquele \\\"erro\\\", dos colegas Advogados. Certamente o Douto Magistrado, que está vivenciado esse episódio, também irá reconhecer que tais erros é normal. Me coloco à disposição da minha colega, para ir ao Nobre Magistrado e pedir todas as desculpas que for necessárias, apesar de ter certeza que ele nem tocará mais nesse assunto, pois trata-se de um Douto Juiz, e certamente saberá ponderá tal fato. (é como penso).

Celso Figueiredo engenheiro aposentado10/10/2013 9:21 Responder

Caros leitores. Quem não se lembra do famoso Stanislau Ponte Preta quando publicava suas estórias na revista O CRUZEIRO? Pois é!, como concluía no final de seus textos: \\\" É mais um caso de besteiras que assolam o país\\\" !!!

Marcia Cota advogada 10/10/2013 14:24

Muito bem. Amei o comentário.

Takato Advogado10/10/2013 9:54 Responder

Concordo plenamente com os Drs. Carlos Alberto, José Wilson e Sr.Celso Figueiredo.

Reginaldo Luis dos Santos Advogado 10/10/2013 16:40

Avalizo os pensamentos dos nobres Drs. José Wilson Oliveira Santos, Carlos Alberto, José Wilson e Sr.Celso Figueiredo e outros nesta linha de raciocínio.

severino francisco da cruz advogado10/10/2013 10:41 Responder

Sinceramente achei este juiz legalista de mais, pois erro dessa monta acontecem, pois sinceramente não dar para conceber que uma advogado faça isso, eis que como aconteceu com a doutora também pode acontecer com qualquer outro advogado

andre autonomo10/10/2013 11:18 Responder

Uai! Qual o problema da frase? Tem juiz que é doido mesmo, melhor, maluco da cabeça. Só lamento a advogada não ter confirmado sua frase. Afinal qual seria o problema, qual o crime estaria ela incorrendo? injuria, calunia, difamação? ou seria falta de ética agir com a verdade. vejamos o caso. Os promoventes da ação acabaram por se tornarem promovidos, inversão de que? do onus da prova, ou seria uma reconvenção mal enfadada? Senhores, advocacia é para ADVOGADO, combatentes, trabalhadores aciduos, apaixonados pela profissão, é para pessoas honestas que vive de seu trabalho e nao de favores.

Denise Nascimento Advogada 10/10/2013 13:15

Excelente comentário!!!!!

A. Roberto Marcicano advogado 13/10/2013 0:06

Dr. assíduos e não aciduos, por favor.

andre autonomo10/10/2013 11:20 Responder

errata, assíduos e não (aciduos).

Hélio Gomes Advogado 11/10/2013 12:36

Aproveite e corrija a concordância. ...pessoas honestas que vivem de seu...

H?lio Gomes Advogado 11/10/2013 12:45

Em complemento, mal enfadada e malfadada não são sinônimos! Não existe mal enfadada!

Evandro Vidal Direito10/10/2013 12:14 Responder

Bem, isso mostra que passar na OAB não resolve esses problemas, ou seja, de copiar e colar. Um abraço!

ANA Advogada10/10/2013 12:45 Responder

POR ACASO NUNCA NINGUÉM COMETEU ALGUM ERRO DE DIGITAÇÃO OU OUTRO PARECIDO???OS DOUTOS COLEGAS SÓ SABEM CRITICAR...TODO MUNDO ERRA MINHA GENTE....JUIZ, PROMOTOR....ELA SE EXPRESSOU MAL, O ESTAGIÁRIO NÃO VIU...PRONTO.ASSUNTO ENCERRADO E COM CERTEZA ELA VAI SOLUCIONAR O PROBLEMA...PORQUE TACAR MAIS LENHA NA FOGUEIRA ??EITA CLASSE UNIDA ESSA NÃO É????

FERNANDO Advogado10/10/2013 12:56 Responder

TODO CUIDADO É POUCO E PRECISA MESMO PRESTAR A ATENÇÃO, MAIS CONCORDO COM A DRª ANA. QUEM NUNCA COMETEU UM ERRO? TEM JUIZ QUE DESRESPEITA ADVOGADO EM AUDIÊNCIA, PROMOTOR PUXANDO REVOLVER.ESSES NÃO SAÕ MALUCOS?VAMOS PENSAR UM POUCO ANTES DE CRITICAR NOSSA COLEGA.

Ronaldo Keber Advogado10/10/2013 14:13 Responder

O lado cômico de uma expressão sem sentido em um documento que se deve revestir de sobriedade. Ninguém pode ser punido pelo que pensa, ainda que este pensamento, por erro, tenha se materializado em um documento. Mas isto nos adverte a certos cuidados, pois se não fosse a flagrante obviedade do erro, uma expressão errada pode levar a uma decisão adversa.

seu nome sua profissão10/10/2013 14:20 Responder

Na verdade, ela disse nada mais do que a verdade, ou sera que esqueceram de todos os contratempos que estamos passando com essa classe de afortunados.

Jaques Rodrigues Advogado10/10/2013 14:31 Responder

Caso a gente fosse realmente escrever o pensa de \\\"determinados\\\" juízes, \\\"doido\\\" seria elogio, pois tem muitos sem respeito com os advogados, sem conhecimento da lei, sem senso de justiça e por ai vai.

Malcos Angioletti Advogado10/10/2013 14:53 Responder

A advogada errou, claro, por permitir sair uma petição sem revisar. Eu sempre elaboro minhas petições, muitas vezes copiando e colando de outra, e peço para um colega ler para encontrar possiveis erros e corrigir, afinal é um documento publico e qualquer um pode ler, prefiro evitar passar vexame. No entanto, isso não e motivo de celeuma, certamente ninguém faria isso de propósito, o juiz não deveria dar tanta importancia a isso, apenas conversar com ela em particular para esclarecer a assunto e pronto, não precisa virar manchete. Quantas sentenças absurdas já vi, a ponto de interpor embargos declaratórios, mas a maioria é por causa do copiar e colar mesmo, não há necessidade de fazer tempestade em copo de água.

seu nome sua profissão10/10/2013 14:58 Responder

O que ninguém achou estranho foi a inversão do polo processual ...

Raquel bacharel10/10/2013 16:00 Responder

Meio doido???? Inteiramente!!!!

Glaicon Matos Advogado10/10/2013 16:17 Responder

Só esse erro e aquele do advogado que iniciou a petição ao \\\"Esselentísismo Senhor Doutor Juiz\\\". O juiz destinatário também pediu explicações, indagando se era um equívoco ou uma opinião..

Ademir advogado10/10/2013 16:28 Responder

A culpa sempre fica para a parte mais fraca, no caso o estágiário, mas concordo,no dia-a-dia da advocacia, em tempos de internet, colagem de petições,não é raro encontrar frases totalmente desconexas dentro de processos e até mesmo nas sentenças dos r. magistrados, já vi sentença que o Juiz divorciou um casal diferente dos pretendentes, quando me deparei com a sentença achei graça,mostrei ao Escrevente que, vermelho, disse que iam consertar, como de fato ocorreu, mas ficou interessante,partes e divorciados diferentes, agora o estagiário deveria estar \\\"malucão\\\", pois a Advogada, pede para ele tomar cuidado, e ele já digita, ela não lê, ele não vê e pau... dá-lhe internet.

CAJORGE ADVOGADO10/10/2013 17:12 Responder

Não conheço esse Juiz, mas que tem um montão de juiz quase doido isso lá tem. Quantas vezes nos deparamos com despachos malucos, incompreensíveis e de uma loucura total, inclusive contrariando o direito formal?? O que o douto magistrado quis foi denegrir a advogada ou melhor a nossa classe. Tem muitos deles fazendo isso todo o dia. Sabemos que existem \\\"juízes\\\" e \\\"JUÍZES\\\", assim como temos \\\"advogados\\\" e \\\"ADVOGADOS\\\". Mas tem hora que dá vontade de escrever umas besteiras nas petições, há isso tem.... Se a carapuça serviu, paciência. Esse Juiz não é ou não era o titular da 2ª Especial. Portanto.....

Cícero Melo Advogado10/10/2013 17:38 Responder

Quanta celeuma, por nada... A frase não possui caráter pejorativo ou difamante. Provavelmente, sendo conhecedora da posição adotada pelo Ilustre Magistrado acerca de determinado tema tratado em outro caso análogo, a colega apenas quis alertar o responsável pela elaboração da peça sobre a conveniência ou não de inserir o referido parágrafo. Repito: a frase, em si, é corriqueira. Quantas vezes justificamos certas decisões judiciais, com as quais não concordamos, dizendo: \\\"esse juiz é meio doido\\\"; ou então: \\\" de bumbum de criança e cabeça de juiz, sai m... a qualquer momento\\\".

Juarez de Mello Rosa Bacharel Direito10/10/2013 19:56 Responder

concordo com Evandro Vidal

Lilia Cunha Advogada10/10/2013 20:47 Responder

O que mais se vê é Juiz TOTALMENTE doido... Qual o adv que nunca distribuiu uma ação com pedido de Tutela Antecipada e/ou Medida Liminar e o juiz despacha mandando citar a outra parte para somente depois apreciar o pedido? Doido? E ninguém aponta...

Susana Urbano Advogada10/10/2013 21:03 Responder

Não percebo nenhuma ofensa no comentário, que por não ter sido excluído no trabalho processual, acabou sendo protocolado nos autos. Ao contrário, ao colocar uma nota de que devia ser pensado sobre usar ou não aquele parágrafo, o que se percebe é o zelo profissional da advogada em fazer um trabalho bom na defesa dos seus clientes, tendo em vista que o julgador era alguém ou imprevisível, ou rigoroso, ou ortodoxo, ou inovador, ou legalista, ou qualquer outro termo que apenas foi substituído pela expressão \\\"meio doido\\\". Agora, vamos analisar, a exposição que esta nossa colega está sofrendo. Será que é eu que sou completamente louca, e por isso fico tão temerária no sentido de que percebo que há uma sucessão de arbitrariedades que são cometidas contra nossa classe no exercício de nossas funções, e que por serem rotineiras, estão se tornando habituais? É por eu ser completamente doida que penso que se nós acharmos que isso é \\\"normal\\\" e ainda nos colocarmos na posição de \\\"julgar, criticar, culpar\\\" nossa colega, porque nos sentimos \\\"acima\\\" deste \\\"erro\\\", estamos exatamente \\\"dando um tiro no nosso pé\\\", porque diferentemente dos magistrados e promotores, não somos \\\"uma família unida\\\"? Se tudo começar a passar \\\"in albis\\\" quando começam a vilipendiar nossos direitos e prerrogativas profissionais, nós seremos marionetes, num circo armado, de um Estado Totalitário, que de Democrático, tem apenas a propaganda oficial, muito bem elaborados pelos marqueteiros do sistema.

Renato Pinheiro do Nascimento aposentado11/10/2013 12:15 Responder

Por paradoxal que pareça a frase perdida em uma petição abre espaço para diversas opiniões. Ao meu entendimento, advogada não deveria compartilha a sua senha e nem atribuir responsabilidades ao estagiário, pois, advogados e estudantes de direito sabem que \\\"o estagiário de advocacia, regularmente inscrito, pode praticar os atos previsto no art. 1º, na forma do Regulamento Geral, em conjunto com advogado e sob responsabilidade deste\\\". (art. 3º, §2ºda Lei 8.906/94).

Lucia Maria Wang advogada11/10/2013 18:00 Responder

Eu entendo que só erra quem trabalha e nós advogados não somos diferentes dos demais... Assumir o êrro e pedir desculpas é ter a coragem para mostrar uma nobreza de caráter com atitudes O Juiz que encontra uma solução harmonica para este incidente será com certeza amado e respeitado por todos ...

Marta Florencia advogada14/10/2013 11:53 Responder

Foi de muita falta de sorte ter escapado o tal \\\"meio doido\\\", mais eu pergunto? Quando juízes e funcionários arrogantes, onde por qualquer equívoco nosso nos chamam de \\\"ADVOGADO BURRO\\\", quem nos pede desculpas? Vamos e convenhamos tem muito doido em todas as profissões, pelo visto não houve nenhuma forma de agravo moral! é muita frescura!!!!!!!!!!!!!!!

sidney de souza advogado14/10/2013 18:32 Responder

NÃO EXISTE MEIO DOIDO , OU SE É OU NÃO !! MAS LEMBREMOS QUE DEUS FAZ OS DOIDOS PARA CONFUNDIR OS PSEUDO SABIOS , NO CASO EM TELA OS MEQUETREFE DESTA BANCA QUE PETICIONOU , OLHA CASO FOSSE O JUIZ MANDAVA RISCAR A FRASE E SEGUIA COMK O BONDE E DAVA UMA SENTENÇA PARA PROVAR QUE DOIDO É QUEM COMO M............. E RASGA DINHEIRO

Marco Antonio Das Mercês Estudante de Direito 4º semestre26/10/2013 15:51 Responder

Como os meus professores dizem ! Colar sai da escola, sim , burros (as) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marco Antonio Das Merc?s Estudante de Direito 4? semestre26/10/2013 15:53 Responder

P or isso que a linguagem culta é sábia !

Conheça os produtos da Jurid