Juiz condena corretor por litigância de má-fé

O juiz Hamilton Gomes Carneiro, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Ipameri, julgou improcedente, nesta quinta-feira (2), ação de cobrança proposta pelo corretor Randal Vieira dos Reis contra Nildevar de Carvalho e Vera Lúcia Marques.

Fonte: TJGO

Comentários: (0)




O juiz Hamilton Gomes Carneiro, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Ipameri, julgou improcedente, nesta quinta-feira (2), ação de cobrança proposta pelo corretor Randal Vieira dos Reis contra Nildevar de Carvalho e Vera Lúcia Marques. Ele afirmou que celebrou contrato de corretagem com o casal, estabelecendo que receberia 6% do total do negócio envolvendo a venda de um imóvel no valor de R$ 145 mil. O juiz avaliou a ação como fruto de ?tentativa de enriquecimento ilícito?, e ainda condenou o autor ao pagamento das custas processuais, honorários advocatícios e multa correspondente ao dobro da indenização pedida.

Ao analisar o caso, o juiz Hamilton Carneiro levou em conta que o corretor não conseguiu provar a existência da dívida. Os compradores do imóvel informaram, em depoimento, que Randal chegou a mostrá-los as instalações uma vez, mas que a negociação foi feita inteiramente com o irmão de Vera Lúcia. Em sua decisão, o magistrado cita entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) referente a ausência de prova de corretagem.

Para Hamilton Carneiro, não houve ato de corretagem no caso. ?O suposto corretor deixou bastante a desejar, demonstrando sua falta de profissionalismo ao não celebrar contrato escrito, estabelecendo um valor pelo serviço que não existiu?, salientou. ?É necessário destacar que a conduta do autor como suposto corretor foi tão fraca que incorreu em erros ingênuos, afrontando inclusive o Código de Ética Profissional dos valorosos corretores de imóveis?, comenta o magistrado. A multa por litigância de má-fé imposta ao autor foi fixada em R$ 21.987,70.

Palavras-chave: má-fé

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juiz-condena-corretor-por-litigancia-mafe

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid