Invalidez parcial não impede exercício de cargo comissionado

O autor é portador de cardiopatia obstrutiva e havia sido aposentado por invalidez, mesmo assim, ele foi nomeado para exercer cargo de provimento em comissão

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça isentou o servidor público aposentado Nestor dos Santos de ressarcir ao município de Florianópolis os salários pagos pelo exercício do cargo em comissão de administrador distrital do Pântano do Sul, entre 1997 e 2004.


Consta dos autos que Nestor havia sido aposentado por invalidez - é portador de cardiopatia obstrutiva - e, mesmo assim, foi nomeado para exercer cargo de provimento em comissão, antes de perícia médica. O Município alegou que a invalidez  de Nestor era parcial e que, portanto, ele poderia exercer o cargo em questão - feitor ou capataz de obras públicas distritais.


O conjunto probatório mostrou que o servidor efetivamente exerceu as atividades afetas ao cargo comissionado. “Como se vê, não se trata de enfermidade que incompatibilize o servidor com a função que lhe é acenada. Ao contrário, é sabido que o trabalho, a atividade, quando compatível com o estado de saúde do agente, deve ser estimulado, como parte importante da recuperação e preservação da autoestima”, explicou o relator do processo, desembargador João Henrique Blasi.


Diante disso, o magistrado concluiu, por consequência, que inexistiu lesão material ou imaterial ao Erário. “Impor o ressarcimento do numerário percebido pelo agente público acarretaria enriquecimento ilícito por parte do ente municipal, que logrou favorecer-se dos seus serviços”, afirmou.


A qualificação necessária para o cargo também foi questionada na ação, mesmo não existindo exigência de título profissional especializado. “O cargo poderia ser exercido por cidadão que tenha simples poder de mando e seja respeitado por suas qualidades inerentes”, finalizou o magistrado. A decisão reformou a sentença da comarca da Capital.

 

Apelação Cível n. 2008.051678-9
 

Palavras-chave: Portador; Comissão; Aposentado; Invalidez; Nomeação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/invalidez-parcial-nao-impede-exercicio-de-cargo-comissionado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid