Indenizações nas relações de trabalho

Objetivo: o crescente número de ações judiciais com pedidos de indenização - pelos mais variados motivos - com origem nas relações de trabalho, expõe as organizações à penas envolvendo somas vultosas. Considerando isso, este evento foi concebido para proporcionar aos participantes uma melhor compreensão desse cenário, com o intuito de elencar e discutir alternativas que minimizem o impacto produzido pelos riscos da "indústria das indenizações".

Fonte: Central Prática

Comentários: (0)




17 de março de 2009 - terça-feira - São Paulo - das 9h às 17h10

Objetivo: o crescente número de ações judiciais com pedidos de indenização - pelos mais variados motivos - com origem nas relações de trabalho, expõe as organizações à penas envolvendo somas vultosas. Considerando isso, este evento foi concebido para proporcionar aos participantes uma melhor compreensão desse cenário, com o intuito de elencar e discutir alternativas que minimizem o impacto produzido pelos riscos da "indústria das indenizações".

Público alvo: executivos, administradores, advogados e demais profissionais responsáveis pela elaboração, negociação e acompanhamento de estratégias de prevenção e contenção de demandas trabalhistas de cunho indenizatório.

PROGRAMAÇÃO

8:40 ? 9:00  

Credenciamento

9:00 ? 9:45

Rogério Terra , mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP), sob a orientação da Profa. Dra. Thereza Alvim. Atualmente, é professor do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Assunção ? UNIFAI e da Faculdade Autônoma de Direito ? FADISP (atuando como assistente no Curso de Pós-graduação em direito processual civil). Advogado militante em São Paulo, sócio fundador do escritório Santos Terra ? Sociedade de Advogados.

A indústria das indenizações:

  • Conceitos;
  • Principais causas das ações de indenização originadas nas relações de trabalho.

Diferença entre assédio moral e dano moral.


Recrutamento, seleção, investigação do trabalhador e o dano moral.

9:45 ? 10:00

Perguntas e discussão

10:00 ? 10:20

Coffee Break

10:20? 11:20

Haroldo Baraúna, bacharel em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, com pós-graduação em direito civil e em direito comercial. Cursou módulo de especialização em direito ambiental pelo INEA ? Instituto Nacional de Estudos Ambientais; cursou módulo de especialização em filosofia do direito pela USP. É advogado especialista em direito civil, criminal empresarial e ambiental, com atuação destacada também na área hospitalar e nas entidades do terceiro setor. Membro da OAB/SP e da AASP. É membro efetivo da comissão de política criminal e penitenciária da OAB/SP. Participa do comitê de meio ambiente da AMCHAM - câmara americana de comércio. Línguas: português, inglês, e italiano. É sócio de Scheer e Baraúna Advogados.

 

Assédio sexual: implicações criminais

  • Crimes e penas;
  • Prova de assédio sexual no direito penal;
  • Generalidades sobre o processo penal;
  • Discriminação racial: aspectos penais.

Casos práticos.

11:20 ? 11:30

Perguntas e discussão

 

 

 

11:30 ? 12:40

Joanna Paes de Barros e Oliveira, graduada em direito e especializada em direito processual civil pela PUC-Campinas. Mestranda em direito processual civil pela PUC-Campinas. Especialização em direito da responsabilidade civil pela Fundação Getúlio Vargas. Advogada responsável pela área de indenizações de Emerenciano, Baggio e Associados ? Advogados. Consultora de grandes empresas nacionais e estrangeiras. Professora do curso de pós-graduação em direito da Metrocamp. Palestrante de temas relativos a indenizações, tendo diversos artigos publicados sobre o assunto.

Assédio moral / Assédio sexual

  • Conceituação;
  • Apresentação de casos;
  • Medidas preventivas.

Discriminação contra portadores de deficiência.

12:40 - 12:50

Perguntas e discussão

12:50 - 13:50

Almoço

13:50 ? 15:00

Maria Lucia Ciampa Benhame Puglisi, advogada formada em 1987 na Faculdade de Direto da USP, com pós-graduação latu-sensu em direito do trabalho, pela mesma faculdade. Atua na área de assessoria jurídica empresarial como advogada desde 1988, é sócia do escritório Benhame Sociedade de Advogados atuando em assessoria empresarial nas áreas de direito do trabalho e recursos humanos e contratual. Assessora de empresas de vários portes com maior incidência na área industrial. Membro da Câmara Americana de SP; faz parte da força tarefa geração de empregos, coordenadora do comitê de legislação da ONG Amigos do Emprego. Participante da Comissão de Estudos em direito e processo do trabalho da OAB / SP e da Comissão de direito civil da OAB / SP.

 

Responsabilidade civil:

  • contratual / extracontratual;
  • objetiva / subjetiva;
  • excludentes;
  • prevenção e previsão contratual: cláusulas mais freqüentes;
  • liquidação do dano.

Dano moral coletivo e sua reparação.

15:00 - 15:10

Perguntas e discussão

15:10 ? 15:20

Coffee Break

15:20 ? 16:55

Cristina Buchignani, graduada em direito pela FMU. Pós-graduada em direito empresarial pela Mackenzie. MBA em direito empresarial pela FGV. Mestranda em direito do trabalho na PUC. Autora de diversos artigos publicados e palestras proferidas relativas a matérias pertinentes ao direito do trabalho e previdenciário. Vasta experiência no âmbito consultivo e contencioso trabalhista, individual e, especialmente coletivo. Advogada responsável pelo área trabalhista de Emerenciano, Baggio e Associados ? Advogados.

Fatores de prevenção e danos:

  • Conceituação;
  • Apresentação de casos;
  • Medidas preventivas.

Revista:

  • Revista íntima;
  • Regulamento da empresa;
  • Correio eletrônico, internet e intranet.

16:55 - 17:10

Perguntas e discussão

 



COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB/SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Baraúna Advogados.

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, estacionamento, um almoço e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte nossa central de atendimento: (11) 3120-6806.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para o fax (11) 3120-6806. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie um fax do comprovante para o número (11) 3120-6806 . Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Banco: Itaú - agência 1618 - c/c.: 20.404-2
Favorecida: Central Prática Educação Corporativa Ltda-EPP.
CNPJ: 10.612.073/0001-98 (para efeito de DOC).

Palavras-chave: trabalho

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/indenizacoes-nas-relacoes-de-trabalho

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid