Incidente de fraude digital pode gerar prejuízo até 4 vezes maior para empresa, segundo estudo

Especialista em direito empresarial Sérgio Vieira destaca que segurança de dados e assessoria jurídica são essenciais para prevenção e gestão dos incidentes.

Fonte: Sergio Vieira

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A transformação digital expandiu as oportunidades de mercado das empresas na internet e trouxe consigo novos riscos que muitas companhias ainda não estavam preparadas para lidar. No Brasil, as empresas pagam aproximadamente 3,86 vezes o valor de cada ação fraudulenta sofrida, de acordo com o relatório “O Real Custo das Fraudes”, divulgado neste mês pela LexisNexis Risk Solutions. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa com 454 executivos latinoamericanos dos setores de varejo, e-commerce e serviços financeiros. 


Sérgio Vieira, advogado especializado em direito empresarial, explica o alto custo: “os prejuízos incluem uma série de gastos, que vão desde taxas de juros, a penalidades, assessoria, mão de obra e também investigações em prol de tentar solucionar os casos”, destaca. 


Especialista em Gestão e Negócios, o advogado Sérgio Vieira aponta que a conjuntura de golpes digitais se agrava cada vez mais e que há grande probabilidade de que as tentativas de golpes digitais continuem crescendo nos próximos anos. Portanto, as companhias precisam se prevenir, investindo em segurança digital e assessoria jurídica para gestão adequada dos incidentes. 


De acordo com o “Relatório do Custo de uma Violação de Dados 2021”, publicado pela IBM Security, 52% dos vazamentos de dados advém de práticas criminosas. O estudo compilou o relato de mais de 3.200 pessoas de cerca de 500 empresas que foram alvo de golpes em 17 países diferentes.


*Sergio Rodrigo Russo Vieira, formado em Direito em 2006 na Universidade Salvador, assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que é atualmente é o maior escritório do país e conta com filiais em todos os Estados da Federação, empregando cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000 processos ativos em sua base. Possui MBA em Gestão e Negócios ministrado pelo CIESA, é Conselheiro Federal Suplente OAB Seccional AM pelo triênio 2019/2021 e Presidente da Comissão de Sociedades de Advogados Seccional AM pelo triênio 2019/2021.

Palavras-chave: Incidente Fraude Digital Prejuízo Empresas Segurança de Dados Assessoria Jurídica

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/incidente-de-fraude-digital-pode-gerar-prejuizo-ate-4-vezes-maior-para-empresa-segundo-estudo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid