Homem que mantém aves silvestres é isento de pagar multa ao Ibama

Aves apreendidas não estão enquadradas entre as espécies consideradas ameaçadas de extinção

Fonte: TRF da 1ª Região

Comentários: (7)




A 4.ª Turma Suplementar do TRF da 1.ª Região negou provimento à apelação que versava sobre guarda doméstica de aves silvestres. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi aplicada multa ao apelado, por manter em cativeiro sete pássaros da fauna brasileira chamados “tiriva”, sem a devida autorização dos órgãos ambientais.


Por ter sido multado em R$ 3,5 mil e não ter conseguido anulação da multa na via administrativa, o mantenedor dos pássaros entrou com ação na Justiça Federal e obteve sucesso. O Ibama, por sua vez, recorreu ao TRF da 1.ª Região.


Ao analisar o recurso, o relator, juiz federal convocado Rodrigo Navarro de Oliveira, observou que as aves apreendidas não estão enquadradas entre as espécies consideradas ameaçadas de extinção. Sendo assim, trata-se de um caso de guarda doméstica de espécime silvestre.


Segundo o juiz, as fotos dos autos levam ao entendimento de que as aves, embora silvestres, convivem com os donos domesticamente e em liberdade. Ele explicou que, segundo se vê no processo, tais aves convivem facilmente com as pessoas, motivadas por cuidados e alimentação.


“Dessa forma, não se vislumbra no caso vertente a ocorrência de crime ambiental que justifique a imposição de multa, visto que não restou demonstrado que o autor estivesse efetivamente mantendo em cativeiro aves silvestres consideradas ameaçadas de extinção”, entendeu o relator.


O magistrado ressaltou que, segundo a Lei 9.605/98, no caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena. Por este motivo, ele confirmou a sentença aplicada na 1.ª instância, que isentou autor da ação do pagamento de multa ao Ibama.


A decisão da 4.ª Turma Suplementar foi unânime, conforme o voto do relator.

Palavras-chave: Guarda Doméstica Aves Silvestres Ibama Multa Fauna Brasileira

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/homem-que-mantem-aves-silvestres-e-isento-de-pagar-multa-ao-ibama

7 Comentários

Robson Silva Consultor23/02/2013 12:57 Responder

É salutar que a legislação cuide da preservação de espécies da fauna brasileira. Todavia, há que se criar dispositivos para diferenciar várias situações, separando-se os crimes ambientais dos casos de necssidades, como o do sertanejo nordestino, por exemplo, que é preso e condenado por matar um simples e abundante tatu- peba para se alimentar e sobreviver. Proteção lógica é meritória, mas exageros não.

Vicent Servidor Público27/02/2013 17:36 Responder

Quer dizer que se eu capturar do mato ou receber dos traficantes espécies (ainda) não ameaçadas, posso domesticá-las e ficar com elas sem sanção?! Que beleza! Depois o pessoal não sabe por que o tráfico de animais ainda continua... e por que as espécies que não estavam ameaçadas logo passam a estar...Que triste....e anti-educativo! É o país da impunidade!

Clovis Eustaquio Veterinário 27/02/2013 18:05

Sem contar que pela legislação (Decreto 6.514/08), todas as espécies pertencentes à Ordem dos Psittaciformes estão listadas no Anexo II da CITES, devendo ser enquadradas sim como ameaçadas de extinção. Se a infração foi cometida após 2008, a multa deveria ter sido maior...

Airton servidor do Ibama27/02/2013 18:01 Responder

Eis aí mais um caso claro de juiz que defende o infrator. Essa decisão, além de ser lamentável, vai estimular a captura e manutenção de mais animais silvestres. O que o meritíssimo precisa aprender - e temos vários colegas prontos para ensiná-lo - é que os animais silvestres em vida livre são essenciais à boa qualidade de vida dos seres humanos. Há que se repreender esse cidadão-juiz, pois aplica a lei de maneira inadequada. Sua decisão vem em prejuízo de toda a sociedade brasileira.

Dimas Marques jornalista27/02/2013 18:14 Responder

Lamentável decisão. Um dia a ararinha-azul e o mico-leão-dourado já foram abundantes e a manutenção desses animais em cativeiro, como bichos de estimação, ajudou, e muito, a colocar as espécies em risco de extinção. O tráfico de fauna vai adorar tal decisão!

Anelisa Magalhães bióloga da Prefeitura de São Paulo28/02/2013 9:17 Responder

Essa situação é no mínimo um deserviço. A decisão de um orgão fiscalizador não deveria ser revogada por outras instâncias, a menos que se trate de abuso de autoridade, alguma irregularidade. Não parece ser o caso.

Isis servidora pública05/03/2013 15:55 Responder

Por isto as Leis Ambientais e o Direito em Geral caem em descrédito! Posições como esta são um belo incentivo aos infratores! Lamentável!

Gabriela biologa12/03/2013 16:25 Responder

Mais um exemplo de que a Lei, neste país, só serve para proteger infratores. Que triste. Que falta de justiça.

Conheça os produtos da Jurid