Governo Lula pretende processar espiões

Advocacia Geral da União será acionada por meio de documento elaborado pela Secretaria de Comunicação, do ministro Gushiken

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários: (0)




Advocacia Geral da União será acionada por meio de documento elaborado pela Secretaria de Comunicação, do ministro Gushiken

Após um dia de intensas negociações, o governo Luiz Inácio Lula da Silva decidiu pedir que a AGU (Advocacia Geral da União) encontre os meios jurídicos adequados para processar tanto a empresa de investigação norte-americana Kroll Associates como a companhia Brasil Telecom.

Reportagem de ontem da Folha revelou que, sob encomenda da Brasil Telecom, a Kroll Associates teve acesso a e-mails do ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica) antes de ele tomar posse no governo, em 2003.

O objetivo formal da Brasil Telecom (controlada pelo banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity) era investigar a Telecom Italia -as empresas protagonizam uma batalha judicial. A investigação da Kroll, porém, resvalou tanto em Gushiken como no presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, que teve monitorados seus encontros com executivos da Telecom Italia.

O pedido formal do governo, por meio de um documento elaborado pela Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica), deve chegar hoje às mãos do advogado-geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro Costa. Não há prazo para que ele conclua os estudos, que podem ser encaminhados diretamente à Justiça ou, numa terceira etapa, ao Ministério Público Federal.

Ontem, em nota, Gushiken disse que "considera ilegais os procedimentos de espionagem noticiados e irá adotar as medidas jurídicas pertinentes".

No relatório da Kroll aparecem mensagens eletrônicas trocadas entre Gushiken e o empresário Luiz Roberto Demarco, ex-sócio de Dantas no Opportunity. Em entrevista anteontem, o ministro confirma a troca de e-mails com Demarco entre 2000 e 2001, mas nega irregularidades. Diz que, por atuar à época na área da previdência, buscava informações sobre Dantas em tal questão.

Ontem, pela manhã, Gushiken conversou longamente por telefone com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Encontrou-se ainda com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general Jorge Félix, e com Mauro Marcelo de Lima e Silva, diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). A eles, disse que há anos desconfiava que poderia estar na rota de espionagem, mas só tomou conhecimento de que há documentos a respeito quando foi procurado pela reportagem da Folha para tratar do tema.

Concluíram que, neste momento, o melhor caminho é entregar o caso à AGU. "No âmbito do governo, o assunto vem sendo acompanhado pela Polícia Federal e pelo Ministério da Justiça", afirmou ontem Gushiken, em nota. O ministro da Secom, por ora, não pretende estender o caso ao presidente Lula, que viajou ontem para a região Sul do país e embarca, neste domingo, para quatro dias de visita a países do continente africano.

O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, disse que sua pasta está fora do caso. "É uma disputa entre duas empresas privadas. O governo fará o que determina a lei: os atos ilegais serão punidos. É tudo caso para a polícia, não para o Ministério das Comunicações", declarou.

(EDUARDO SCOLESE)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/governo-lula-pretende-processar-espioes

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid