Freud se demite. Acusador fica em silêncio

O ministro disse ainda que não há "ninguém acima da lei" e que o ex-assessor "vai ser investigado, vai ser indiciado ou vai ser inocentado".

Fonte: Veja Online

Comentários: (0)




Freud Godoy, assessor especial da Secretaria Particular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pediu afastamento de seu cargo nesta segunda-feira. à tarde, ele esteve na Polícia Federal e negou qualquer participação na compra de um dossiê que ligaria os candidatos tucanos ao governo de São Paulo, José Serra, e à Presidência, Geraldo Alckmin, à máfia dos sanguessugas - esquema de comra superfaturada de ambulâncias com verbas federais. Ele foi acusado pelo advogado Gedimar Pereira Passos preso pela PFna sexta-feira, portando 1,7 milhão de reais que seriam usados para a compra. Com ele, estava Paulo Valdebran Padilha da Silva, filiado ao PT.

Em acareação na tarde desta segunda-feira, segundo o advogado Augusto Arruda Botelho, responsável pela defesa de Freud, Gedimar não confirmou as acusações que fez. "Gedimar ficou em silêncio, usando o direito de permanecer calado durante a acareação, alegando que os advogados dele não tiveram acesso, até o momento, ao inquérito instalado pela PF em Cuiabá", declarou Botelho.

Segundo ele, a acareação durou cerca de cinco minutos e Freud reiterou não ter nenhuma relação com os fatos e tampouco ter mantido contado com Gedimar para tratar desse assunto. "Foi uma acusação inverídica, absurda e fantasiosa (feita contra Freud) por uma pessoa desesperada e que está presa", declarou Botelho.

"Indignado" - O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não acredita no envolvimento de Freud com compra de dossiê. A declaração de Lula teria sido dada antes do presidente embarcar Nova York. Segundo Bastos, o presidente ficou "indignado" e não "compactua com essa história de dossiê".

O ministro disse ainda que não há "ninguém acima da lei" e que o ex-assessor "vai ser investigado, vai ser indiciado ou vai ser inocentado".

CPI - O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), disse que irá a Brasília ainda nesta semana para tomar providências que assegurem o acesso da comissão ao material apreendido na semana passada pela PF, que mostraria o envolvimento de integrantes do PSDB com a máfia das ambulâncias. Segundo a Agência Câmara, Biscaia afirmou que a CPI poderá votar requerimento para que o ex-ministro da Saúde José Serra preste depoimento na comissão.

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), vice-presidente da CPI, defendeu a convocação dos envolvidos na elaboração e na compra do dossiê. Jungmann prometeu apresentar à CPI nesta terça-feira requerimento pedindo a convocação de Gedimar Pereira Passos e Valdebran Padilha da Silva, presos na sexta-feira com o dinheiro que seria usado na compra do dossiê. O deputado também quer convocar Luiz Antonio Vedoin e seu tio, Paulo Roberto Trevisan, apontados como responsáveis pela elaboração do dossiê, e Freud. "Estamos diante de um esquema muito mais amplo. Há conexão entre a máfia dos sanguessugas e esse dossiê. É preciso tirar a limpo da conexão desses recursos", afirmou.

No início do dia, Freud relatou ter recebido uma ligação do presidente Lula, pedindo esclarecimentos sobre o caso. "Ele falou em quebra de confiança, disse que estava preocupado e que não estava entendendo e perguntou o que havia de verdade", contou Godoy. "Eu disse: ?se o problema do senhor de governo e campanha é esse, o senhor pode pôr a cabeça no travesseiro e dormir tranqüilo, porque eu tenho como provar que não tenho nada a ver com isso."

Origem do caso ? O caso do dossiê Vedoin teve início na sexta-feira, quando a PFprendeu em São Paulo Valdebran Padilha da Silva e Gedimar Pereira Passos. Simultaneamente, a PF prendeu em Cuiabá Luiz Antônio Vedoin ? sócio da Planam, empresa acusada de chefiar a "máfia dos sanguessugas" ? e seu tio, Paulo Roberto Trevisan. A pedido de Vedoin, Trevisan trocaria o dossiê contra Serra pelo dinheiro.

Em depoimento à PF, Gedimar disse que o dinheiro veio do PT. Em seguida, informou que seu contato no PT era alguém chamado "Freud".

Palavras-chave: Freud

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/freud-se-demite-acusador-fica-em-silencio

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid