Fraudes aumentam no e-commerce: valores mais altos e com tecnologia de bots

Fraudes com uso de bots aumentaram 85% no Brasil entre primeiro e segundo trimestres de 2023. Janeiro, Fevereiro e Maio de 2023 foram os meses mais impactados pelas fraudes com uso de bots

Fonte: Enviado por Priscila Saraiva

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O e-commerce brasileiro apresentou aumento de 2% no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da ABComm, e o setor atingiu a marca de R$80,4 bilhões neste período. Segundo a ABComm, o valor gasto com compras online no Brasil cresceu 10% em 2023, em relação a 2022. O setor fechou o ano com uma cifra de R$185,7 bilhões movimentados. No entanto, a Signifyd observou que o aumento das transações fraudulentas no Brasil foi proporcionalmente maior que o aumento das vendas no mesmo período.


De acordo com análises da empresa global de combate a fraudes e proteção de receitas de e-commerces, a pressão de fraudes no primeiro semestre de 2023 foi 12% maior que no mesmo período no ano anterior. A taxa de pressão de fraude é o termo usado pela Signifyd para medir a flutuação de pedidos que apresentam muitos sinais de risco de fraude.


Outra observação é de que o valor das transações fraudulentas também aumentou


Um dos fatores que impulsionou o aumento da pressão de fraude em 2023 foi o valor das transações fraudulentas detectadas pela empresa: o valor médio do pedido também conhecido como AOV, do inglês Average Order Value) nas tentativas de fraude no primeiro semestre de 2023 foi 15% maior que o valor médio dessas tentativas no primeiro semestre de 2022. Ou seja, as fraudes estão acontecendo visando valores mais altos.


Robôs automatizados estão impactando as vendas online


Dentre as diferentes táticas utilizadas para cometer fraudes, o uso de bots é cada vez mais comum. Os bots, ou robôs automatizados, são utilizados pelas redes de fraude para desenvolver inúmeras tentativas de transações, rápidas e consecutivamente, até obterem sucesso.


As análises da Signifyd sobre as fraudes usando bots em 2023 mostrou que:


O primeiro trimestre de 2023 foi o período com mais ataques de bots no Brasil até agora. A Signifyd identificou 61% mais fraudes no primeiro trimestre de 2023 do que no segundo.


O segundo trimestre apresentou 53% mais fraudes com bots do que o terceiro. O terceiro trimestre foi o que apresentou menos fraudes desse tipo em 2023, até o momento.


Fevereiro foi o mês com mais fraudes de bots no ano no Brasil, seguido de Janeiro e Maio de 2023. Foram 119% mais fraudes desse tipo na rede da Signifyd do que a média por mês até Outubro deste ano. As liquidações pós Natal, o Carnaval e o Dia das Mães aquecem as vendas online e atraem também a atenção dos fraudadores.


"As fraudes e os ataques com bots acontecem durante todo o ano, mas sabemos que os fraudadores se aproveitam de brechas nos períodos com grande volume de vendas, como a Black Friday e as vendas de final de ano, por exemplo, já que se torna mais difícil detectar a fraude com rapidez e precisão quando há um fluxo de pedidos maior que o normal, especialmente quando a revisão desses pedidos é feita de forma manual", explica Gabriel Vecchia, Diretor Comercial da Signifyd no Brasil.


Signifyd no Brasil


Em 2022, a Signifyd aumentou em 27% o número de clientes no Brasil e escalou em quase 10 vezes o valor das transações que revisou no país, comparado a 2021;


A empresa identifica aumento médio de 10% nas taxas de aprovação de compras a partir do uso da plataforma, embasada em inteligência artificial, machine learning e big data;


99% das transações analisadas pela empresa são decididas em até 1,5 segundos;


Signifyd oferece um modelo de proteção financeira integral contra chargebacks de fraudes e assume a responsabilidade e 100% do ônus financeiro das decisões feitas pela plataforma.


Sobre a Signifyd - A Signifyd oferece uma plataforma completa de proteção anti-fraudes para o e-commerce. Com o uso de machine learning e inteligência artificial, analisa dados, rastreia transações fraudulentas e falsos positivos em tempo real e maximiza as taxas de conversão de transações, gerando ganho de receitas. Com a tecnologia da empresa, o comércio eletrônico pode evitar possíveis abusos por parte dos consumidores, como as fraudes contrárias às políticas pós-vendas.

Palavras-chave: Aumento Fraudes E-commerce Valores mais Altos Tecnologia de Bots

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/fraudes-aumentam-no-e-commerce-valores-mais-altos-e-com-tecnologia-de-bots

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid