Fidelidade partidária: OAB gaúcha aplaude decisão do STF

fidelidade partidária já está em vigor no sistema político atual.

Fonte: OAB-RS

Comentários: (2)




O presidente da seccional gaúcha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, considerou importante e muito positiva a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve a fidelidade partidária, confirmando assim a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se pronunciara anteriormente entendendo que a fidelidade partidária já está em vigor no sistema político atual.

Lamachia destacou que a fidelidade partidária é um dos principais pontos defendidos no projeto da reforma política encaminhada pela OAB ao Congresso e ao Poder Executivo. Para o presidente da OAB/RS, "a fidelidade partidária é elemento determinante para a coerência política no País". De acordo com Claudio Lamachia, este é o primeiro passo para a busca da reforma política, que deverá contemplar mecanismos para o financiamento público de campanha, redução do mandato de senadores, assim como regras claras para participação popular. Este regramento, de acordo com o representante dos advogados gaúchos, deverá se dar através de sistemas como o plebiscito e o referendo, uma vez que ambos são instrumentos fundamentais para valorização da democracia participativa no País.

Palavras-chave: OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/fidelidade-partidaria-oab-gaucha-aplaude-decisao-do-stf

2 Comentários

Ezequias Viana de Moura Aposentado06/10/2007 11:08 Responder

A fidelidade partidária só serve pra manter no poder políticos profissionais e corruptos. Pra você ser candidato a algum cargo público, precisa "comer na mão" dos donos dos partidos. Essa tal de fidelidade só serve pra perpetuar uma casta de corruptos e irresponsáveis no comando da política nacional. Existem pessoas dignas que poderiam ser vereadores, deputados e senadores preocupados com o povo. No entanto, não aceitam submeterem-se aos "ideais" dos partidos. Não podem, ao menos, ser candidados independentes. Os partidos é que são infieis. Precisamos de homens (políticos) honestos, não vinculados a partidos ou ideologias políticas que buscam o poder pelo poder.

Elizabeth O. Machado Estudante de Direito21/10/2007 3:41 Responder

Só deixei a militância Partidária , por não haver Fidelidfade Partidária. Agora, os políticos, mesmo que não queira deverá se comprometer com o Partido e deixar de fazer barganga com Mandato que o povo lhe deu . O Mandato nunca foi do político, mas, eles pensavam que sim . Antes tarde do que nunca, veio em boa hora. Abraços

Conheça os produtos da Jurid