Fausto conclui Fórum e saúda Francisco Rezek

Antes do encerramento, os participantes ouviram a apresentação do coral do TST.

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, encerrou agora há pouco o Fórum Internacional sobre Direitos Humanos e Direitos Sociais. Antes de finalizar as atividades, o presidente do TST saudou o ministro Francisco Rezek, autor da última conferência do evento.

Estavam presentes à Mesa no encerramento do Fórum, além de Francisco Fausto e de Francisco Rezek, o vice-presidente e presidente eleito do TST, ministro Vantuil Abdala, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho e vice-presidente eleito do TST, Ronaldo Lopes Leal, o ministro Luciano de Castilho, da comissão científica do Fórum, a ministra Cristina Peduzzi, presidente da Academia Nacional do Direito do Trabalho e relatora-geral do Fórum, a presidente do Colégio de presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho, Marama Carneiro, o presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, Nilton Corrêa, o representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Caldas e, representando a Organização Internacional do Trabalho, Guillermo Perez Veja, um dos palestrantes do Fórum.

Antes do encerramento, os participantes ouviram a apresentação do coral do TST.

Eis a íntegra do pronunciamento do presidente Francisco Fausto no encerramento dos trabalhos do Fórum Internacional sobre Direitos Humanos e Direitos Sociais:
?Ministro Rezek, tenho dito sempre, e com certo orgulho, que sou fundamentalmente um juiz de província e fui eventualmente colocado na Presidência de uma Corte Superior em Brasília. Com esse propósito, me permita retornar às minhas origens para recolher um dos seus maiores valores e, com ele, homenagear Vossa Excelência. Refiro-me ao norte-rio-grandense Amaro Cavalcanti que, como Vossa Excelência, foi ministro do Supremo Tribunal Federal e juiz da Corte Internacional de Haia. Ele dizia que ?o Direito é coisa humana e deve ser aplicado com humanidade?. Esse é o princípio do nosso Fórum. Esse é o norte do nosso Fórum?, afirmou Francisco Fausto.

Encerra-se, hoje, o Fórum Internacional sobre Direitos Humanos e Direitos Sociais. Nos últimos dias de março e neste primeiro dia do mês de abril, com a participação de eminentes mestres da Europa, da América Latina e particularmente do Brasil, discutimos importantes temas relacionados com os princípios fundamentais da Organização Internacional do Trabalho.

A questão dos direitos sociais e dos direitos humanos, como se viu, está sempre na pauta de debates de todas as nações do mundo e é uma responsabilidade histórica dos povos livres. É preciso ver que os parâmetros da liberdade democrática passam, necessariamente, pela qualidade de vida e bem-estar social das pessoas.

E essa responsabilidade não é apenas dos governos e das instituições. A cada pessoa do povo compete, em luta inexorável, defender os direitos humanos e os direitos sociais sob o enfoque da humanismo e da cidadania comum. É assim que se formam as verdadeiras nações solidárias no exercício de retroversão dos seus sonhos coletivos.

A iniciativa desse Fórum foi do Tribunal Superior do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho e da Academia Nacional de Direito do Trabalho. As conferências e intervenções serão publicadas em livro a ser editado pela LTR. Estou certo de que teremos alcançado os nossos objetivos com uma extraordinária contribuição em favor de todos os povos do mundo. E com essas palavras declaro encerrado o Fórum Internacional sobre Direitos Humanos e Direitos Sociais.?

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/fausto-conclui-forum-e-sauda-francisco-rezek

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid