Falta de adaptação investigativa dificulta identificação de hacker e pessoas que praticam o cyber bullying

Processo é lento e existe uma grande defasagem, quando comparamos aos avanços tecnológicos investidos pelos criminosos que utilizam as habilidades com a informática para a prática de crimes.

Fonte: Lorrana Gomes

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

São inúmeros os crimes que podem ser praticados com a utilização da internet, como extorsão, ameaça, difamação, pedofilia, fraude com cartão de crédito, desvio de dinheiro de contas bancárias. Esses são os chamados crimes cibernéticos. De acordo com a advogada e consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, no Brasil ainda é grande a dificuldade para a justiça conseguir identificar e penalizar pessoas que utilizam dos meios eletrônicos para praticarem esses crimes.


Hacker é o nome utilizado para criminosos virtuais, aqueles que utilizam os conhecimentos sobre informática para invadir computadores, roubar dados e praticar outras ações ilegais. Já o cyberbulling é o bulling praticado por meio das tecnologias digitais, como mídias digitais, plataformas de mensagens, jogos, entre outros.


Lorrana explica que é importante entender que qualquer crime é penalizado, por meio das legislações específicas penais ou do Código Penal, independente da forma que for praticado. No entanto, o fato do indivíduo praticar um crime cibernético, pode dar ao praticante a sensação de proteção.


“Muitos dos crimes que são praticados de forma offline também podem ser adaptados e cometidos de forma on-line. A justiça utiliza a mesma tipificação para punir crimes presenciais e os cometidos por meio eletrônico”, explicou.


Para a Dra. Lorrana, o que falta para a justiça avançar na identificação desses criminosos da internet é a adaptação do sistema investigativo policial.  Mas infelizmente esse processo é lento e existe uma grande defasagem, quando comparamos aos avanços tecnológicos investidos pelos criminosos que utilizam as habilidades com a informática para a prática de crimes.


 “A pandemia fez com que muitas pessoas migrassem para os sistemas on- line. Esse aumento na utilização das redes, serviu de incentivo para que os hackers avançassem nas práticas criminosas. E diante dessa dificuldade judiciária de investigação, nem sempre é possível identificar o autor do crime”, explicou Dra. Lorrana.


*Lorrana Gomes, Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduanda em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados. Autora de diversos artigos jurídicos.

Palavras-chave: Falta de Adaptação Investigativa Dificuldade Identificação Hacker Cyberbullying

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/falta-de-adaptacao-investigativa-dificulta-identificacao-de-hacker-e-pessoas-que-praticam-o-cyber-bullying

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid