Faculdade particular deve matricular aluna com bolsa do ProUni

De acordo com os autos, a instituição de ensino recusou a matrícula da bolsista por ter concluído o ensino médio em escola particular.

Fonte: JFPR

Comentários: (0)




O Juiz Federal Friedmann Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba, determinou em sentença que uma faculdade particular de Curitiba matricule a estudante R.S.G. no curso de Farmácia, sendo a impetrante beneficiada pela bolsa de 50% oferecida pelo Programa Universidade para Todos, da qual foi selecionada em primeira chamada.

De acordo com os autos, a instituição de ensino recusou a matrícula da bolsista por ter concluído o ensino médio em escola particular. O magistrado considerou o fato de a impetrante sempre ter estudado em escola pública, exceto no período de dois anos, "nos quais pagou valores módicos de mensalidade nas escolas particulares mais acessíveis à baixa renda", período em que cursou o supletivo e um curso preparatório para o vestibular, nos anos de 1995 e 1996.

A impetrante foi aprovada para o curso de Farmácia no 2º semestre de 2008 e comprova, com os documentos juntados aos autos, incluindo cópias da Carteira de Trabalho e declaração de isento, acrescidas de declaração de pobreza, que tanto à época em que custeou se próprio estudo pagando mensalidades módicas, quanto atualmente, é pessoa pobre, estando desempregada atualmente.

O juiz considera que o ProUni "por trás da ideia de favorecer estudantes de escolas públicas está, na verdade, o objetivo de facilitar o acesso à Universidade daqueles com condições sociais desfavoráveis, que não têm condições de pagar escola particular".

Veja a íntegra da Sentença

Palavras-chave: faculdade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/faculdade-particular-deve-matricular-aluna-com-bolsa-do-prouni

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid