• facebook-footer
  • twitter-footer
  • googleplus-footer
Segunda-feira, 16 de Julho de 2018
ISSN 1980-4288

Existência de inquérito e ação penal contra candidato não pode eliminá-lo de concurso

A decisão foi unânime.

Fonte: TJSC

Comentários: (3)


Reprodução: pixabay.com

É ilegítimo excluir um participante de concurso público, na fase de investigação social, apenas porque ele responde a inquérito e é réu em ação penal ainda sem trânsito em julgado. Assim entendeu o Grupo de Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina ao reconhecer que um candidato dispute vaga de agente penitenciário.


Ele foi considerado “não recomendado” para o cargo sob a justificativa de que é acusado em ação penal e tem registros policiais antigos, sob suspeita de lesão corporal e abuso de autoridade, por exemplo. A comissão do processo seletivo concluiu que o homem se enquadra em critério de eliminação fixado pelo edital.


O candidato apresentou então mandado de segurança, que foi encaminhado ao TJ-SC. O Ministério Público catarinense concordou com a concessão da ordem. O desembargador Luiz Fernando Boller, relator do caso, entendeu que a comissão “desconsiderou o fato de que [o candidato] não foi condenado pela prática de nenhum crime”.


Boller acrescentou que, além de o candidato não ter omitido a existência daqueles registros no questionário de investigação, a ação penal que motivou sua desclassificação foi julgada improcedente — o autor foi absolvido dos delitos descritos na denúncia.


Ele ressaltou a relevância dos questionários de investigação social, que objetivam avaliar — sob os aspectos pessoal e social — a vida pregressa e atual dos candidatos para confirmar a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo almejado.


O relator, no entanto, afirmou que o Supremo Tribunal Federal já concluiu que viola o princípio constitucional da presunção da inocência excluir candidato que responde a processo penal não concluído. O voto foi seguido por unanimidade.


MS 0311908-73.2017.8.24.0023

Palavras-chave: Concurso Público Eliminação Inquérito Ação Penal Candidato

URL Encurtada

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/existencia-de-inquerito-e-acao-penal-contra-candidato-nao-pode-elimina-lo-de-concurso

3 Comentários

Juliet Gonsalves 11/04/2018 4:17 Responder

Olá, lembro-me de alguns caras que fizeram alguns trabalhos de hacking de qualidade para mim. Se você precisar de seu serviço, entre em contato com eles em: webghosthackers@gmail.com WhatsApp: 18632233781 Eles são um conjunto de hackers profissionais Ghost especializados em * Carregando Bitcoin (BTC), ETH e TBC, nós enviamos sua Bitcoin Wallet, que compartilharemos 50/50. Se interessado WhatsApp me 18632233781 * Eles hackear todas as I.C.T, dispositivos móveis, Android, Iphones e senhas Icloud a preços acessíveis. * O Hack University Database muda de notas e upgrades de Guestbook sem o conhecimento da escola. * General Hacking de detalhes de login no Facebook e aumentar curtidas e comentários, Whatsapp, Instagram, Twitter, Yahoo e-mail, Skype, hackear e excluir vídeos do Youtube ou aumentar visualizações, Gmail, Hack de Outlook etc. * Eles são especialista em hack de banco de dados, analista de computador e consultor, transferência de escola e falsificação de certificado. Cortar Contas Paypal. * Hack Logins Banco, Transferência de Dinheiro, Dead fullz, Hack Western Union e MoneyGram, Transferência de Crédito, registros de crédito claro, registros Erase Criminal, Repair Credit Report. * Contas verificadas para transferência e logins bancários Nota: Eles vão mostrar-lhe a prova antes de você pagar o dinheiro. Eles hackearam recentemente uma conta bancária no Reino Unido para transferir dinheiro para uma pessoa interessada. Nota: Apenas pedido sério. Contate-os em: webghosthackers@gmail.com WhatsApp: 18632233781 você será feliz que você fez.

Juliet Gonsalves 11/04/2018 4:17 Responder

Olá, lembro-me de alguns caras que fizeram alguns trabalhos de hacking de qualidade para mim. Se você precisar de seu serviço, entre em contato com eles em: webghosthackers@gmail.com WhatsApp: 18632233781 Eles são um conjunto de hackers profissionais Ghost especializados em * Carregando Bitcoin (BTC), ETH e TBC, nós enviamos sua Bitcoin Wallet, que compartilharemos 50/50. Se interessado WhatsApp me 18632233781 * Eles hackear todas as I.C.T, dispositivos móveis, Android, Iphones e senhas Icloud a preços acessíveis. * O Hack University Database muda de notas e upgrades de Guestbook sem o conhecimento da escola. * General Hacking de detalhes de login no Facebook e aumentar curtidas e comentários, Whatsapp, Instagram, Twitter, Yahoo e-mail, Skype, hackear e excluir vídeos do Youtube ou aumentar visualizações, Gmail, Hack de Outlook etc. * Eles são especialista em hack de banco de dados, analista de computador e consultor, transferência de escola e falsificação de certificado. Cortar Contas Paypal. * Hack Logins Banco, Transferência de Dinheiro, Dead fullz, Hack Western Union e MoneyGram, Transferência de Crédito, registros de crédito claro, registros Erase Criminal, Repair Credit Report. * Contas verificadas para transferência e logins bancários Nota: Eles vão mostrar-lhe a prova antes de você pagar o dinheiro. Eles hackearam recentemente uma conta bancária no Reino Unido para transferir dinheiro para uma pessoa interessada. Nota: Apenas pedido sério. Contate-os em: webghosthackers@gmail.com WhatsApp: 18632233781 você será feliz que você fez..

Juliet Gonsalves 11/04/2018 5:41 Responder

Olá, lembro-me de alguns caras que fizeram alguns trabalhos de hacking de qualidade para mim. Se você precisar de seu serviço, entre em contato com eles em: webghosthackers@gmail.com WhatsApp: 18632233781 Eles são um conjunto de hackers profissionais Ghost especializados em * Carregando Bitcoin (BTC), ETH e TBC, nós enviamos sua Bitcoin Wallet, que compartilharemos 50/50. Se interessado WhatsApp me 18632233781 * Eles hackear todas as I.C.T, dispositivos móveis, Android, Iphones e senhas Icloud a preços acessíveis. * O Hack University Database muda de notas e upgrades de Guestbook sem o conhecimento da escola. * General Hacking de detalhes de login no Facebook e aumentar curtidas e comentários, Whatsapp, Instagram, Twitter, Yahoo e-mail, Skype, hackear e excluir vídeos do Youtube ou aumentar visualizações, Gmail, Hack de Outlook etc. * Eles são especialista em hack de banco de dados, analista de computador e consultor, transferência de escola e falsificação de certificado. Cortar Contas Paypal. * Hack Logins Banco, Transferência de Dinheiro, Dead fullz, Hack Western Union e MoneyGram, Transferência de Crédito, registros de crédito claro, registros Erase Criminal, Repair Credit Report. * Contas verificadas para transferência e logins bancários Nota: Eles vão mostrar-lhe a prova antes de você pagar o dinheiro. Eles hackearam recentemente uma conta bancária no Reino Unido para transferir dinheiro para uma pessoa interessada. Nota: Apenas pedido sério. Contate-os em: WEBGHOSTHACKERS@GMAIL.COM WhatsApp: 18632233781 você será feliz que você fez.