Exame de Ordem incluirá questões de Filosofia do Direito

Presidente da OAB defendeu a aplicação do exame como garantia de qualidade do exercício da advocacia

Fonte: OAB

Comentários: (7)




O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, anunciou que o Exame de Ordem Unificado, prova aplicada nacionalmente pela entidade como requisito obrigatório para que o bacharel em Direito possa ingressar nos quadros da advocacia, passará a ter uma ou duas questões de Filosofia do Direito. O anúncio foi feito por Marcus Vinicius ao proferir aula magna para os alunos da Faculdade de Direito da PUC de Minas Gerais, em Belo Horizonte. “Não basta o estudante conhecer as disciplinas profissionalizantes, mas também as propedêuticas, como Filosofia, Sociologia, Introdução ao Estudo do Direito”, afirmou o presidente da OAB.


Marcus Vinicius defendeu a aplicação do Exame de Ordem como garantia de qualidade do exercício da advocacia. “O cidadão precisa de profissional preparado para defendê-lo adequadamente”, ressaltou. Segundo o presidente da OAB, pesquisa realizada pela entidade apontou que mais de 70% dos estudantes de Direito são favoráveis ao Exame. Na avaliação de Marcus Vinicius, os números comprovam que “os alunos sabem que o melhor para o futuro deles é não ser nivelado por baixo e que, depois de aprovados, participam de uma profissão que tem qualidade”.


Também na aula magna, cujo tema central foi “Devido Processo Legal e o Estado de Direito”, Marcus Vinicius destacou a importância do respeito à inviolabilidade do direito de defesa e da indispensabilidade do advogado para que a garantia seja assegurada a todos os cidadãos. “Se o advogado não tem liberdade para contestar o Estado, então o cidadão não terá justiça. Proteger o trabalho do advogado é proteger o cidadão. As prerrogativas do trabalho do advogado, como ter acesso aos autos de um processo, são também prerrogativas do cidadão”, pontuou o presidente do Conselho Federal da OAB.

Palavras-chave: OAB Exame Requisito Obrigatório Filosofia do Direito Questões

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/exame-de-ordem-incluira-questoes-de-filosofia-do-direito

7 Comentários

MIRIAN FRAGA BACHAREL EM DIREITO19/03/2013 22:14 Responder

BOM DIA! BOM EU SOU A FAVOR SIM DO EXAME DA OAB-RJ,PORÉM QUE O PREÇO SEJA ACESSÍVEL E AS QUESTÕES MENOS PESADAS E QUE SEJA CRIADO UM CARGO PARA OS BACHAREL EM DIREITO, POR QUE QUANDO AGENTE SAI DA FACULDADE ATÉ PASSAR NO EXAME NÃO SOMOS NEM ADVOGADO E NEM ESTAGIÁRIO. OBRIGADO

Marcos Delacroix Carroceiro Senior19/03/2013 22:32 Responder

Este é mais produto criado pela OAB somente com objetivo único de tirar dinheiro dos Bachareis, Perguntas que não querem Calar ! Marcus Vinicius Furtado, V.sa.prestou Exame da OAB?, Qual foi sua Classificação de V.sa ? Bachareis reforcem as velas, pois vislumbro no horizonte grandes tempestades !

demerval sebastião ribeiro de assis não tenho sou apenas bacharel em direito20/03/2013 10:46 Responder

70% do Estudantes são favoráveis, há algum dispositivo para comprovar esse argumento? Garantia de profissional preparado somente pq fez exame de ordem? Como um estudante que não tem profissão ainda, não recebe pelo trabalho com bacharel pode pagar R$ 200,00, valor muito maior do que qualquer concurso onde o indivíduo busca vaga. Esse argumento da oab já está passado.

Adriano Silva Estudante 20/03/2013 18:23

Concordo contigo Demerval, e acrescento ainda: Deveriam 0brigar os advogados a contratarem estagiários, pelo menos um para cada profissional. Pois eles são os \\\"caras\\\" que sabem, então vamos \\\"colar\\\" neles, quem sabe, assim consigamos passar no Exame da Ordem.

NAYARA autonoma24/03/2013 15:21 Responder

Prove Sr Presidente da OAB que os 70% dos bachareis em direito estão a favor desse desonesto exame, a começar pelo valor cobrado pela a inscrição a taxa mais alta que supera os valores cobrados de todos os concursos feito no País, depois as provas e agora mais matéria o que os bacharéis estuda em cinco anos tem que fazer prova em poucas horas de relógio sobre pressão da OAB.A justiça está faltando para os bachareis em direito neste País e pior não tem para a quem apelar.

NAYARA autonoma24/03/2013 15:31 Responder

E o MEC vai fazer o que com os bachareis em direito que já foi lesado com a irresponsabilidade dos cursos que o MEC E OAB afirmam não ter qualidade, obrigação do controle de qualidade do Mec na hora em que liberou o seu funcionamento, e os outros cursos oferecidos pelas faculdades brasileiras tem qualidade? e Porque só os bachareis em direito, estão com medo do que??????

NAYARA autonoma24/03/2013 15:37 Responder

Já está baixa a aprovação de agora em diante acrescentando mais matéria vai ser menos, até que não aprove mais ninguém. ai vai ficar bom para OAB e seus seguidores.

NAYARA autonoma24/03/2013 15:46 Responder

Seria maravilhoso se bacháreis em direito tivesse a coragem de não se escrever neste exame acabaria com a industria de cursinhos e essa taxa alta não entraria nos cofres dessa entidade.Porque a entidade é para cobrar a seus associados e não aos que ainda não se associaram Obrigação de Aferir a competência é do Mec e não da OAB.

Conheça os produtos da Jurid