Exame de Ordem: entrevistados acreditam ser importante a aplicação da prova para que seja mantido o bom nível dos advogados

Aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado

Fonte: OAB

Comentários: (10)




Brasília – Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com candidatos ao Exame de Ordem Unificado revela que a grande maioria dos examinandos (74,4%) é favorável à avaliação. O levantamento aponta também que 70,13% dos entrevistados acreditam ser importante ou muito importante a aplicação da prova para que seja mantido o bom nível dos advogados no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, mais da metade dos candidatos (52,32%) concorda com o modelo atual de aplicação das provas, com duas fases em dias distintos.


A pesquisa foi promovida pela FGV em todo o País com 7861 candidatos ao Exame de Ordem Unificado. Os examinandos que participaram do levantamento responderam a um questionário com 19 perguntas, que incluíram questões sobre a aprovação ou não da aplicação do Exame, a importância da avaliação para garantir a qualificação da advocacia brasileira e a satisfação com os atuais procedimentos das provas, entre outras.


O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Palavras-chave: Pesquisa Satisfação Exame da Ordem Importância Prova Advogados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/exame-de-ordem-entrevistados-acreditam-ser-importante-a-aplicacao-da-prova-para-que-seja-mantido-o-bom-nivel-dos-advogados

10 Comentários

Danilo Barbosa Quadros advogado21/06/2013 21:00 Responder

Me perdoe os entrevistas mas o Exame de Ordem não mede absolutamente nada. Hoje a prova não é de conhecimento mas de pegadinhas. O que vai fazer um bom advogado, é a dedicação, o dia-a-dia...o empenho

José Carlos Scribel Engenheiro 22/06/2013 12:50

Concordo com o Danilo e ainda vou mais. Somente a qualidade do ensino é que forma um profissional. Uma prova não mede o conhecimento adquirido em cinco anos. Os cursos de Direito é que deveriam ser avaliados e fiscalizados pelo MEC com rigor, pois um diploma por ele validado deveria merecer credibilidade maior que um exame de ordem. Além disso, os advogados deveriam ter, a exemplo dos engenheiros, uma carteira de responsabilidade técnica onde sua experiência possa ser verificada por juízes e operadores do Direito. Aí sim, a OAB deveria intervir e agir, pois até agora o que ela está fazendo é criar uma reserva de mercado para não inundar o mercado de advogados. O MEC deveria dividir o curso de Direito em especialidades para distinguir um advogado (trabalhista, tributarista, criminalista, constitucionalista, de família...) de um operador do Direito que estuda para concursos públicos. Já é tempo de modernizar o curso de Direito e formar profissionais competentes, para que haja mais Justiça nesse país.

Dirceu de Jesus Maron prof. liberal21/06/2013 22:46 Responder

Vejam vocês a FGV aplica exames e perguntas de prova que nem ela consegue responder: prova foram as duas perguntas da Prova de Direito Civil da segunda fase do X exame de ordem. abaixo esse exame de ordem, não concordo com esse exame, isso é fora do contesto (digo) esse exame é balela. me desculpem, mas se pegar alguns advogados e aplicar o exame não passa um se quer. seria correto a OAB fiscalizar os associados e não aplicar prova redicula.

paulo marcondes desempregado 24/06/2013 12:21

Quem escreve contexto com \\\"s\\\", sequer como \\\"se quer\\\" e ridícula de forma \\\"redicula\\\" teria que voltar às primeiras aulas de português antes de fazer qualquer comentário sobre erro.

NAYARA autonoma22/06/2013 0:26 Responder

Pergunte aos bacharéis em direito que já fizeram o exame o que ficou guardado para aplicar na vida profissional , em um dia de prova tenso, e com a cobrança de diferentes áreas de direito praticamente decidindo a sua vida profissional , O que realmente qualifica é os constantes cursos as pós graduações, os mestrados e doutorados e pós doutorados,a OAB está querendo o impossível qualificar em um dia.

cesar augusto advogado 22/06/2013 11:00

NAYARA SEI QUE VOCE NÃO GOSTA DOS MEUS COMENTÁRIOS, E CONCORDO COM VOCE E O DR. DANILO QUE ESTE EXAME DE ORDEM NÃO MEDEM CAPACIDADE DE NINGUÉM, E É SÓ UM MEIO DE ARRUMAREM MUITO DINHEIRO. DISCORDO DE VOCE QUANDO DIZ QUE O QUE REALMENTE QUALIFICASÃO OS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO, MESTRADO, DOUTORADO E OUTROS CURSOS, POIS OS ESTUDANTES DE DIREITO VÃO FICAR ENGESSADOS EM DOUTRINAS, SÚMULAS VINCULANTES E NÃO PRESTAREM A ATENÇÃO QUE EM DIREITO CADA CASO É UM CASO, QUE PODEM TER FATOS, FUNDAMENTOS E ENTENDIMENTOS DIFERENTES DOS QUE LHES FORAM PASSADOS EM SEUS CURSOS DE DIREITO. EU TIVE MUITOS PROBLEMAS COM PROFESSORES QUE RAM JUÍZES, DESEMBARGADORES, DELEGADOS DE POLÍCIA E ADVOGADOS QUE QUERIAM EMPURRAR GOELA ABAIXO A CHAMADA CORRENTE MAJORITÁRIA, QUE SÃO OS GRANDES VENDEDORES DE LIVROS DE DIREITO EXPRESSANDO OS SEUS ENTENDIMENTOS. O ADVOGADO TEM QUE TER A SUA PRÓPRIA CRIAÇÃO, PENSAR, SER E AGIR DIFERENTE MUITAS DAS VEZES DESTES DOUTRINADORES, QUE VOCE PODE ATÉ VER QUE ENTRE OS MINISTROS DO STF HÁ DIVERGENCIAS SOBRE O MESMO TEMA. O DIREITO SÓ SE APRENDE NA PRÁTICA DO DIA A DIA, COMO MUITO BEM DIZ E CONCORDO COM O DR. DANILO BARBOSA.

Carlos Empresário22/06/2013 9:53 Responder

Já fiz esse exame e passei por cinco vezes na primeira fase e pude observar que a correção aplicada pela fgv é baseada unicamente e exclusivamente em um padrão que em sua grande amioria não é absoluto e dá diversas variáveis de resposta e apesar dos recursos e das respostas certas não há a quem recorrer. Restou provado que é um parâmetro de exclusão de profissionais para ingresso nos quadros da OAB.

Denisio metalurgico22/06/2013 11:59 Responder

Nos Bacharel de Direito teríamos que aproveitar as manifestações e unir-se para reivindicar, os nossos direitos de poder trabalhar, pois um profissional não qualifica com uma prova ou duas, como faz a OAB, tentando implantar na sociedade mentiras, inverdades para ganhar dinheiro fácil dos vulneráveis bacharéis de direito, que se obrigam a trabalhar de graça nos grandes escritório para aprender a pratica, muitas vezes se alastrando por anos e anos, atrasando a vida profissional daquele miserável Bacharel de Direito. Como exposto pela colega acima Nayara, a profissionalização é aprendizados de Estudos na Advocacia, como também bem colocado pelo profissional Cezar Augusto, que um profissional deve ter o seu próprio perfil. Mas do que se depreende pelo exposto acima que um profissional somente pode aprender fazendo, juntando o conhecimento teórico com o conhecimento pratico, pois cada caso é um caso no direito, mas as provas elaboradas pela OAB/FGV, somente tem o cunho de reprovação em massa, inclusive percebe-se que nos ultimos certames houve erros grosseiros na prova de civil e tributario na segunda fase, deixando até professores sem saber como responder as questões cobradas. Portanto devemos juntar-se MDBB ( movimentos dos bachareis de direito, e começar uma trajetória nova para advocacia, afinal estas raposas velhas que dominam o mercado OAB, são menos que os Estudantes Bacharéis de Direito, devemos ir para as Frentes das OAB e buscar os nossos direitos profissionais sem discriminação, com um exame com objetivo de reserva de mercado e lucros cessantes. Um verdadeiro estelionato educacional sem aceito pelos órgãos publico, com grandes possibilidades de ser um dos maiores escorregadores da corrupção, pois referido órgão OAB, não presta contas a ninguém, mas pode fazer a lavagem de dinheiro sem levantar suspeitas.

FLAVIO JOSE LEITE LEAL ADVOGADO22/06/2013 20:24 Responder

MUITO DUVIDOSA A PESQUISA APRESENTADA, POIS A MAIORIA DOS BACHARÉIS, AO CONTRARIO DA PESQUISA SÃO CONTRA O EXAME DE ORDEM. PASSEI NA PROVA DA OAB, MAS DEFINITIVAMENTE NÃO FOI ISTO QUE ME COLOCOU NO MERCADO, TRABALHEI PELO MENOS DOIS ANOS, PARA COMEÇAR A ENTENDER A PROFISSÃO, POIS A PRATICA ESTA BEM ACIMA DA TEORIA, É BEM DIFERENTE. ENCARO A PROVA REALMENTE COMO RESERVA DE MERCADO, E, FOMENTO PARA UMA INDÚSTRIA DE CURSOS, APOSTILAS, ALÉM DE MUITA ARRECADAÇÃO COM AS INSCRIÇÕES. PORQUE NÃO UM ESTAGIO POR UM PERÍODO NO LOCAL DA PROVA DA OAB ? PENSO QUE SERIA UMA BOA SAÍDA E REALMENTE O INICIANTE IRIA SE PREPARAR. REALMENTE APENAS A APROVAÇÃO NAS DUAS ETAPAS DA PROVA ESTA MUITO LONGE DE REALMENTE ESTA PREPARADO PARA ADVOGAR. PORQUE SOMENTE O DIREITO SE SUBMETE A APROVAÇÃO ATRAVÉS DA PROVA DE ORDEM? SOU A FAVOR DE UM ESTAGIO POR DETERMINADO PERÍODO E APÓS SEJA CONCEDIDO AO BACHAREL SE INSCREVER NA OAB, E, CAMINHAR, TRABALHAR, ASSIM COMPLETANDO SEU SONHO E SUA BUSCA. SERÁ QUE CINCO (05) ANOS DE FACULDADE, INÚMERAS PROVAS, TRABALHOS, MONOGRAFIA, ETC, NÃO CAPACITA O BACHAREL PARA ESTE DIREITO? REALMENTE A PROVA PRECISA SER REPENSADA.

Marcelle Souza Faria analista24/06/2013 10:46 Responder

Realmente é de extrema importância que a avaliação continue, pois, infelizmente estamos diante de uma realidade que demonstra que muitas faculdades de direito não possuem capacidade de formar bons advogados... O que poderiam propor, é uma pauta de validade para a prova de 1ª fase, em que o aprovado nela, pudesse apenas refazer a 2ª fase, durante um período de um ano. Caso não obetivesse aprovação nesse prazo, teria que tentar novamente a 1ª.

MACHADO ADVOGADO/JORNALISTA/ESCRITOR24/06/2013 12:17 Responder

Como se não bastasse exigência de aprovação no Exame de Ordem como restringir o de acesso à profissão de advogado \\\"atinge o núcleo essencial do direito fundamental à liberdade de trabalho, ofício ou profissão, consagrado pelo inciso XIII, do art. 5º, da CF/88\\\". Como se não bastasse, ficar presumido pelo diploma de Bacharel em Direito que o acadêmico obteve a habilitação necessária para o exercício da advocacia. \\\"A sujeição à fiscalização da OAB, com a possibilidade de interdição do exercício da profissão por inépcia, se mostra, dentro da conformação constitucional da liberdade de profissão, como uma medida restritiva suficiente para a salvaguarda dos direitos daqueles pelos quais se postula em juízo\\\". Vem uma INSTITUIÇÃO que considero SÉRIA postar uma falácia sem tamanho, documentando que os profissionais que ali estiveram são favoráveis a serem sabatinados como se estivessem na eminência de um excelente emprego, são favoráveis a perderem um final de semana com sua família, são favoráveis a pagar o valor de R$ 200,00, a maior taxa de exame do país, como se essa quantia não representa nada no orçamento familiar do profissional. Noticiar uma pesquisa dessa natureza é chamar os profissionais que ali estiveram de .....CHEGA. ATÉ QUANDO VAMOS CONVIVER COM TAL DESRESPEITO.

Luiz Carlos Ramos Administrador25/06/2013 10:12 Responder

ABSURDO!!!!!!!! VEJA LÁ QUEM FEZ A PESQUISA. O PRÓPRIO INTERESSADO. TANTO A OAB COMO FGV, TEVE INFLUÊNCIA NA VOTAÇÃO QUANDO OCORREU NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL? ANTES DO ESTATUTO DA ADVOCACIA 8.906/94, NÃO EXISTIA TAL EXAME. SE A PROVA FOSSE APLICADA NO PÉ DA LEI, SERIA O CORRETO, NÃO COM PEGADINHAS ABSURDAS, TANTO NA OBJETIVA COMO NA PRÁTICA.

Luiz Carlos Ramos Administrador25/06/2013 10:20 Responder

Marcelle Souza Faria - analista , a sua proposta é tanto bizarra, logo se vê que você não frequentou a Faculdade de Direito, pois só o dia a dia é que vai provar seo advogado é bom, assim como na sua profissão.

Conheça os produtos da Jurid