Especialistas defendem projeto que cria política de abastecimento

A instituição da Política Nacional de Abastecimento (PNA), com o objetivo de garantir segurança alimentar à população, bem como acesso a energia, medicamentos e água potável, é fundamental para o país.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (0)




A instituição da Política Nacional de Abastecimento (PNA), com o objetivo de garantir segurança alimentar à população, bem como acesso a energia, medicamentos e água potável, é fundamental para o país. A constatação foi feita por especialistas que participaram, nesta terça-feira (11), de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), com o objetivo de instruir proposta (PLS 51/08) em tramitação no Senado, que institui a PNA.

No debate, o diretor de Operações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rogério Colombini,afirmou que a PNA é muito importante tanto para a agricultura familiar quanto para a empresarial, para que o alimento possa chegar aos supermercados com segurança e preço bom, em condições de satisfazer tanto consumidores quanto produtores.

O representante da Conab ressaltou ainda que a agricultura brasileira atravessa um momento muito bom, com a expectativa de produção de 146 milhões de toneladas dos cinco principais grãos em 2010 (arroz, feijão, milho, soja e trigo), além de 700 milhões de toneladas de cana, destinada à produção de açúcar e álcool.

- O Brasil se insere no mercado mundial de grãos de forma muito competitiva e significativa. Já Assumimos, com isso, um papel muito importante na agricultura mundial e não podemos perder este espaço, mas sim continuar ganhando espaço - afirmou Colombini.

Saúde

Na opinião da coordenadora geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Pinto de Almeida Vasconcelos, a Política Nacional de Abastecimento deve promover a necessária relação entre alimentação, nutrição e saúde.

- A alimentação e a nutrição são consideradas determinantes fundamentais nas condições de saúde da população - explica a representante do Ministério da Saúde.

O Brasil, segundo Ana Beatriz, precisa enfrentar três grandes desafios de transição na área da saúde, para garantir à população acesso a alimentos saudáveis. O primeiro desafio é a transição demográfica, causada pelo crescimento acelerado da população, fator que, segundo explicou, modifica a forma de consumo das pessoas. A transição epidemiológica, que é o grande número de mortalidade devido a doenças crônicas causadas por alimentação inadequada, é o segundo desafio. Também deve enfrentar a transição nutricional, que é a mudança do perfil alimentar e nutricional da população, principalmente a de baixa renda.

- Precisamos assegurar uma política de abastecimento que possa garantir a oferta de alimentos saudáveis para impactar com segurança nos níveis de saúde da nossa população - explicou a representante do Ministério da Saúde.

Água

A segurança hídrica que o país necessita para assegurar a toda a população água de boa qualidade foi destacada pelo coordenador de Articulação e Comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Felix Domingues. Ele lembrou que o Brasil não tem problema com oferta de água, tanto para uso da população, como para agricultura irrigada, mas tem problema com o esgoto, que é jogado sem qualquer tratamento nos mananciais.

- Estamos com uma verdadeira bomba de efeito retardado, devido ao esgoto que é despejado nos mananciais que abastecem nossas metrópoles - ressaltou o especialista da ANA.

Palavras-chave: projeto

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/especialistas-defendem-projeto-que-cria-politica-de-abastecimento

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid