Em protestos polícia vai sempre sair perdendo

Perde pelo que faz e pelo que deixa de fazer. Momento é de se importar mais com que não tenham vítimas da violência do que sair prendendo gente

Fonte: Jornal do Brasil

Comentários: (4)




Com as manifestações sociais ocorrendo em todo Brasil, as polícias militares e seus respectivos batalhões de choque sofreram duras críticas em relação às suas atuações durante o protesto. Quando elas tiveram início, as PMs agiram de forma enérgica contra os manifestantes e acabaram criticadas pela mídia e por grande parte da sociedade civil. Porém, quando atuaram de forma mais pacífica, algumas pessoas apelaram para a violência, como na última segunda-feira (17), quando a região da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro, virou uma verdadeira praça de guerra, com diversos saques e depredações de prédios públicos e privados.


Para o professor do Instituto de História da UFRJ, Marcos Bretas, líder do grupo de pesquisa História do Crime, da Polícia e da Justiça Criminal, independente de como as PMs agirem, neste tipo de manifestação elas sempre sairão perdendo.


“Neste tipo de situação, na verdade, a polícia vai perder sempre. Perde pelo que faz e pelo que deixa de fazer. Então é uma situação complicada em termos da segurança pública. É preciso ter paciência, tem que coibir a violência da polícia, que de fato foi excessiva, o que mostrou o despreparo. Este é o momento de se importar mais com que não tenham vítimas da violência do que sair prendendo gente, mas é duro para os PMs porque vai contra a filosofia de trabalho deles”, afirma Bretas.


Na opinião do professor da UFRJ, seria muito importante se a imprensa e os manifestantes conseguissem identificar as pessoas que estão praticando atos de vandalismo: “Quem são essas pessoas? São pobres, são estudantes? Para mim esse é o grande mistério, então é crucial identificar e entender esses personagens, mas não no sentido policial e jurídico, mas sim no sociológico”.


EXCESSO


Já o professor de sociologia da UFRJ e coordenador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da mesma universidade, Michel Misse, afirma que a força usada pelas PMs no início das manifestações, segundo ele excessivas, contribuiu para que o protesto tomasse a proporção que tomou. “Houve uma reação da cidadania contra esse exagero”, opina.


Segundo Misse, a reação policial aos protestos foi desproporcional: “Em São Paulo, por exemplo, a desproporcionalidade, ou seja, o grande número de policiais reprimindo gerou a radicalização da manifestação. Já na última segunda-feira, no Rio de Janeiro, foi o inverso. Havia falta de policiais, e os poucos que tinham acabaram acuados dentro da Alerj, já que do lado de fora as pessoas eram maioria”.

Palavras-chave: Protestos Manifestação Polícia Perda População Críticas Atuação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/em-protestos-policia-vai-sempre-sair-perdendo

4 Comentários

Woitexem Advogado20/06/2013 21:03 Responder

Penso que toda vez que o policial usa a força sofre com a comoção social e o peso da mão e arbitrariedade da justiça. Agredir não é de fato a melhor forma, porém, indubitavelmente uma minoria em protesto prejudica e prova a reação policial, a policia penso que em mais de 95% doas casos repele a agressão recebida. Ação x Reação. Se ficarem inertes, os protestos e atos nada isolados de vandalismos teriam certamente proporções bem maiores. Penso assim, apoio a polícia idônea. Mas como em todas as profissões existem bons e ruins, e a maioria paga pela minoria.

cesar augusto advogado 21/06/2013 8:04

Woitexen, o problema é que quando a polícia prende identificando estes criminosos a justiça os coloca na rua novamente. O que o professor diz no seu comentário é que tudo isso é orquestrado por entidades internacionais de falsos defensores de direitos humanos, que até agora não são identificados os organizadores destas manifestações, e a população inocente e de certa forma idiota está colaborando para toda esta baderna, bandidagem escondidos na internet. Eu mesmo recebi email de uma organização AVAAZ, que não sei o quer dizer e o que querem pedindo colaboração financeira para este movimento, que respondi que NÃO COLABORO COM BANDIDOS, e tive respostas já prontas acredito até já esperando a minha colaboração, em vários idiomas de agradecimento por colaborar com este movimento. EM TODA GUERRA TEM QUE TER UM LIDER, UM GENERAL, E O QUE SE VÊ É PESSOAS DE BEM SENDO PREJUDICADAS E USADAS POR ENTIDADES INTERNACIONAIS, PORQUE OS BANDIDOS TEM OS LIDERES E SÃO ORGANIZADOS E ESCOLHEM OS ALVOS DA BANDIDAGEM E TEM SEUS GENERAIS, SARGENTOS E SOLDADOS. QUE ME DESCULPEM AOS QUE DISCORDAREM, MAS SINTO SAUDADE DA DITADURA QUE METIA A PORRADA NESTA BANDIDAGEM E NÃO ESPERAVA PELA JUSTIÇA DECIDIR. COMO VOCE MUITO BEM DIZ, E ISSO É UMA LEI DE NEWTON, QUE TODA AÇÃO EXISTE UMA REAÇÃO COM A MESMA FORÇA IGUAL E EM SENTIDO CONTRÁRIO, QUE NO BUDISMO PODERIAMOS CHAMAR DE CAUSA E EFEITO OU AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA, QUEM COM FERRO FERI COM FERRO SERÁ FERIDO. QUE VOLTE A DITADURA E METAM A PORRADA E SUMAM COM ESTES BANDIDOS E ATÉ FECHANDO O CONGRESSO PARA EVITAR PROTESTOS.

Carlos Alberto Diniz Bacharel em Direito e T?cnico em Inform?tica21/06/2013 9:58 Responder

É sério gente, o Excelentíssimo Dr. Cesar Augusto deveria sair do País e ir trabalhador para o Governo da Turquia, para os \\\"autodenominados\\\" rebeldes sírios e, por que não, para o Taleban. Garanto que os REACIONÁRIOS do mundo inteiro pagariam bem pelos serviços a serem prestados pelo ilustríssimo Sr. Dr. Advogado.

Carlos Alberto Diniz Bacharel em Direito e T?cnico em Inform?tica21/06/2013 10:00 Responder

...onde se lê \\\"trabalhador\\\", leia TRABALHAR (desculpem pelo erro gráfico).

cesar augusto advogado 21/06/2013 10:19

QUANDO VOCE SE FORMAR, SERÁ QUE VAI E SE TORNAR UM ADVOGADO REALMENTE, ACREDITO QUE VOCE VÁ PARA AS PORTAS DE CADEIAS, QUE PELO JEITO QUE FALA E ESCREVE VAI ACABAR LA DENTRO LEVANDO DROGAS PARA BANDIDOS, SENDO UM MERO MENSAGEIRO DE BANDIDO. NA TURQUIA, NA SÍRIA ELES NÃO TÊM MEDO DE SEREM REBELDES E LEVAM TIROS POR ISSO, O PIOR É SE ESCONDER E FAZER COVARDIAS CONTRA TRABALHADORES SEM IDÉIAS E IDEIAIS NENHUM, SIMPLESMENTE SER UMA MASSA DE MANOBRA, MOSTRANDO QUE SÓ TEM MERDA NA CABEÇA COMO VOCE. GARANTO QUE TEU PAI NÃO SABE DESTA TUA ATITUDE, SE NÃO ELE NÃO VAI PAGAR MAIS A SUA FACULDADE PARA AGIR E FALAR TANTA BESTEIRA. CUIDADO QUE SEU PAI VAI TE DAR UMAS PALMADAS E CORTAR A SUA MESADA E VOCE VAI TER QUE TRABALHAR.

NAYARA autonoma21/06/2013 12:28 Responder

Dr Cesar Augusto, o Carlos Alberto Diniz, já e formado, bacharel em direito e trabalha como técnico de informática, pelo visto não depende mais dos pais,qual a parte da democracia você não entende as pessoas estão livres graças a Deus e aos mártires da ditadura que tiveram coragem de enfrenta pessoas injustas e cruéis que para se manterem no poder fazia qualquer tipo de atrocidade, os manifestantes só estão pedindo mais saúde educação menos impostos e menos roubo que somos assaltados a cada minuto neste País, suas leituras está deveras atrasadas você está lendo o jornal de hoje ou os de 1970? Dr Cesar, está perdendo uma grande oportunidade de ficar calado. Voltaire um dos iluminista, falou posso até não concordar com o que dizes mais defenderei o seu direito de dizer. então Dr Cesar defenda suas ideologias mais deixe a Democracia vencer.

cesar augusto advogado 21/06/2013 18:59

NAYARA, com todo respeito ao seu comentário, e a parabenizo por defender o Carlos, mas o que você entende por LIBERDADE? Os mártires da ditadura que você conhece mostraram as suas caras, sem medo das consequências seguiram com os seus ideais até o fim. Um dos únicos sobreviventes, que hoje usa a palavra mártir e revolucionário para se eleger em todas eleições é o Fernando Gabeira, que até hoje é questionada sua participação no sequestro do diplomata americano, que dizem que foi nenhuma, só arrumando votos fazendo apologia a maconha, portanto acredito que ele só andava doidão durante a ditadura. Não sei qual é a sua idade, mas se você ler os jornais da década de 70, mesmo censurado, você vai ver a enorme diferença, que te aconselho a procurar o PASQUIM, LUTA DEMOCRATICA, ULTIMA HORA, CORREIO DA MANHÃ E O JORNAL DO BRASIL, você vai ver a diferença de jornais e jornalistas da época. O jornal que acredito que você lê, deve ser \\\"O GLOBO\\\" que naquela época era um jornaleco, e sobreviveu porque colaborava com a ditadura como até hoje são agarrados ao poder. LIBERDADE SE PRATICA INDEPENDENTE DO QUE AS PESSOAS PENSAM OU QUE TENTEM TIRAR DE VOCE. COMO VOCE GOSTA DE FILOSÓFIA, DEVERIA APROVEITAR AS FRASES DE SÓCRATES QUE DIZIA QUE A ÚNICA COISA QUE SEI É QUE NADA SEI, DECARTE EM PENSO LOGO EXISTO. FILOSOFIA É PENSAR, SER E AGIR. LEIA OS JORNAIS DA DÉCADA DE 70 QUE VOCE VAI APROVEITAR MUITO, MESMO CENSURADOS.

Conheça os produtos da Jurid