E-XYON: Novo pico da pandemia reduz em 23% o acesso à justiça

O fenômeno atípico coincide com o aumento espantoso do número de casos de mortes pela infecção do novo coronavírus, a Covid-19, logo após o período do Carnaval.

Fonte: Enviado por Fernando Rosenthal - Trevo soluções em Comunicação

Comentários: (0)



Reprodução: pixabay.com

A e-Xyon Tecnologia, empresa especializada em soluções de inteligência artificial para o mercado jurídico do grupo e-Xyon Par, identificou uma redução considerável, de 23%, na distribuição dos processos judiciais a partir dos cinco dias úteis após o período do Carnaval. A análise também leva em consideração os cinco dias úteis anteriores ao período da data festiva, nas mais de 7 mil varas de Justiça analisadas, diariamente, pela Lawtech em todo o Brasil.


O fenômeno atípico coincide com o aumento espantoso do número de casos de mortes pela infecção do novo coronavírus justamente nessas datas. Segundo o painel do Governo Federal, a média diária de casos registrada ficou acima das 50 mil notificações, ou seja, voltando ao patamar de pico analisada no mês de julho de 2020.


“Chegamos à conclusão, com várias verificações cruzadas, indicadores e relatórios que o problema é uma queda de distribuição direta no Judiciário. Essa redução seria natural durante o período do Carnaval ou no recesso do Judiciário no início do ano, mas, deixando essas datas de fora, a preocupação é grande. Depois de todas as análises, concluímos que há uma conexão entre o aumento do número de casos da COVID-19 e essa redução, como aconteceu em abril e maio de 2020. Assim, acreditamos que a crise sanitária prolongada resulte em um problema de acesso das pessoas ao Direito mesmo com um número sem precedentes de processos eletrônicos”, explica Victor Rizzo, diretor de inovação da e-Xyon Tecnologia.


Para o especialista, apesar da promoção recente da digitalização do Judiciário, com a criação da “Justiça 4.0”, a atual realidade traduz o quanto os cidadãos estão receosos em sair de casa, deixando de buscar seus advogados e o consequente acesso ao Direito. 


‘Esse panorama gera impactos em diversos níveis, em toda a cadeia. No primeiro nível existe o cidadão que está deixando de ter acesso aos seus direitos, na Justiça. No segundo nível, os escritórios de advocacia passam a ter menos demanda e, em um terceiro nível, os fornecedores de serviços e informações prestam serviços para os escritórios” , explica Victor Rizzo.  


“O Judiciário realizou, ao longo do ano passado, um intenso trabalho para conseguir se tornar menos dependente das condições físicas, seja evitando o deslocamento dos advogados ou oferecendo soluções práticas de digitalização. Ocorre que, atualmente, o problema é que a sociedade como um todo não está fazendo a sua parte, desrespeitando o isolamento, o uso da máscara. Assim, é importante lembrar que as principais prejudicadas são as próprias pessoas”, afirma Victor Rizzo.


Sobre a E-XYON PAR - A E-XYON PAR foi fundada em 2019 e é um grupo brasileiro que tem como diferencial a atuação como "investidor tecnológico" em outras empresas, incorporando valor aos negócios por meio de expertise em tecnologia, gestão, logística da informação, automação de rotinas de negócios e inteligência artificial. O foco do grupo é na manutenção de elevados padrões de segurança jurídica e governança legal. O grupo é integrado pela E-XYON Tecnologia, com atuação no mercado jurídico; SEGES AGRO, agritech que atua na emissão e escrituração de títulos financeiros do agronegócio; GRC, especializada em consultoria e ferramentas de gestão para atividades de governança, risco e compliance; E-CARTORIO, especializada no desenvolvimento e operação de plataformas de serviços extrajudiciais via internet; GSE, empresa de gestão de serviços extrajudiciais para clientes corporativos, com SLAs pré-acordadas; SUMAQ, startup de comunicação financeira voltada ao mercado de capitais e relações com investidores e a Ori Assets, fintech especializada na originação, análise, e negociação de Direitos Creditórios públicos (precatórios) e privados.

Palavras-chave: Novo Pico Pandemia Redução 23% Acesso à Justiça

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/e-xyon-novo-pico-da-pandemia-reduz-em-23-o-acesso-a-justica

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid