'É lamentável', diz OAB sobre general contrário a gays nas Forças Armadas

Raymundo Nonato de Cerqueira Filho foi indicado para a Justiça Militar. Em audiência, general disse que tropa não obedece militar homossexual.

Fonte: G1

Comentários: (4)




Raymundo Nonato de Cerqueira Filho foi indicado para a Justiça Militar. Em audiência, general disse que tropa não obedece militar homossexual.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota nesta quinta-feira (4) na qual condena as declarações do general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, indicado para uma vaga de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). Em audiência no Senado na quarta-feira (3), o militar se manifestou contra a presença de homossexuais nas Forças Armadas.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, classificou o fato como lamentável. ?É lamentável que este tipo de discriminação ainda continue existindo nos dias de hoje nas Forças Armadas brasileiras?, disse Ophir.

O presidente da Ordem acrescentou que para a carreira militar o que se deve exigir é disciplina, treinamento e a defesa do país, nos termos da Constituição, independentemente de sua opção sexual. ?A defesa do país tem que ser feita por homens e mulheres preparados, adestrados e treinados para este fim, independente da opção sexual de cada um", afirmou.

Durante a audiência na CCJ, o general Cerqueira Filho observou que as atividades desempenhadas pelas Forças Armadas não são adequadas a homossexuais. ?Talvez tenha outro ramo de atividade que ele [o militar homossexual] possa desempenhar?, afirmou. O militar disse ainda que as tropas não obedecem a comandantes homossexuais.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/e-lamentavel-diz-oab-sobre-general-contrario-a-gays-nas-forcas-armadas

4 Comentários

rubens recalcatti delegado de policia05/02/2010 10:48 Responder

Tá certo o General. Tá errada a OAB. As instituições precisam ser preservadas nesse país que caminha para o fundo do poçoc na questão moralidade, civismo, patriotismo e muitas outras

Claudia Estudante06/02/2010 20:40 Responder

Lamentável é ouvir o representante de um órgão como a OAB, criticar a posição militar, pois trata-se de uma das poucas instituições que detém o respeito e a confiança popular e quer assim se preservar. Parabéns General pela sua posição.

Sérgio Abreu Advogado e Professor de Direito07/02/2010 15:07 Responder

A OAB na sua missão estatutária do aperfeiçoamento das instituições democráticas bem como da Constiuição que inadimite discriminações de quaisquer natureza está absolutamente correta no seu posicionamento.

Edmar Mendes Policial Militar12/02/2010 10:21 Responder

Lamentável pra mim, é ver um Policial ou Militar fardado nas vias públicas ou em instituições públicas, andando de mãos dadas com uma outra pessoa do mesmo sexo. Na minha opinião, a OAB devia se preocupar mais com o descaso e discriminação do poder público com os abandonados menores de rua. Gostaria de frizar que cada um tem a sua opção sexual, mas não podemos esquecer dos principios morais que norteiam e constituem uma família... Parabéns Sr General.

Conheça os produtos da Jurid