E-commerces brasileiros devem se blindar para fraudes por bots em novembro, mês da Black Friday

Alerta acontece a partir de análises internas desse tipo de fraudes para a temporada alta de vendas de 2023

Fonte: Enviado por Priscila Saraiva

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Reprodução: Pixabay.com

São Paulo, Novembro de 2023 - Segundo a Signifyd - empresa global de combate a fraudes e proteção de receitas de e-commerces - o comércio eletrônico brasileiro deve estar atento aos ataques com uso de robôs automatizados durante os próximos meses, dois dos mais importantes para e-commerce por conta das vendas da Black Friday e do Natal Ao analisar os cenários dos meses anteriores, a Signifyd alerta para a necessidade de atenção redobrada com as fraudes originadas por ataques de bots nas próximas semanas de novembro, as mais esperadas pelo comércio eletrônico.


A julgar pelos números de novembro de 2022, no Brasil foram detectadas 92% mais tentativas de fraudes com bots que a média mensal para o mesmo ano. No México, o segundo maior mercado de comércio eletrônico na América Latina e que ocupa o primeiro lugar em fraudes da região, novembro de 2022 apresentou 86% mais tentativas de fraudes com bots que a média mensal para o país neste ano.


O uso de bots por fraudadores no Brasil, segundo as análises da empresa, mostrou que:


- O primeiro trimestre de 2023 foi o trimestre com ataques de bots no Brasil até agora. A Signifyd identificou 61% mais fraudes com o uso de robôs automatizados no primeiro trimestre de 2023 do que no segundo.


- Segundo trimestre apresentou 53% mais fraudes com bots do que o terceiro. O terceiro trimestre foi o trimestre que apresentou menos fraudes desse tipo em 2023, até o momento.


- Fevereiro foi o mês com mais fraudes de bots no ano no Brasil, seguido de Janeiro e Maio de 2023. Foram 119% mais fraudes desse tipo na rede da Signifyd do que a média por mês até Outubro deste ano. As liquidações pós Natal, o Carnaval e o Dia das Mães aquecem as vendas online e atraem também a atenção dos fraudadores.


“Atualmente, as redes de fraudes contam com profissionais e recursos especializados para desenvolverem infinitas possibilidades de ataques. Os ataques de bots, além de imprevisíveis, acontecem muito rápido e de forma sucessiva, de tal modo que o prejuízo que podem causar pode ser inestimável”, observa Gabriel Vecchia, Diretor Comercial da Signifyd no Brasil. “Para combater esses ataques e evitar prejuízos, os recursos de proteção utilizados pelos e-commerces devem estar sempre um passo à frente das técnicas utilizadas pelos fraudadores. Se os fraudadores já utilizam tecnologia avançada para cometer fraudes, o e-commerce que não faz o mesmo, certamente estará em desvantagem”, finaliza.


Sobre a Signifyd - A Signifyd oferece uma plataforma completa de proteção anti-fraudes para o e-commerce. Com o uso de machine learning e inteligência artificial, analisa dados, rastreia transações fraudulentas e falsos positivos em tempo real e maximiza as taxas de conversão de transações, gerando ganho de receitas. Com a tecnologia da empresa, o comércio eletrônico pode evitar possíveis abusos por parte dos consumidores, como as fraudes contrárias às políticas pós-vendas.

Palavras-chave: E-commerces Brasileiros Blindagem Fraudes Bots Black Friday

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