Dois ex-prefeitos de Igarapava são condenados por corrupção passiva

As penas foram fixadas em 12 e 18 anos de prisão.

Fonte: TJSP

Comentários: (0)




A 2ª Vara de Igarapava condenou, na última sexta-feira (6), dois ex-prefeitos do município acusados de fraudar contratos licitatórios de transporte público na área da saúde em troca de propina. Os irmãos C. A. d. F. e S. A. d. F. foram condenados, respectivamente, a 12 anos e nove meses de reclusão e a 18 anos e quatro meses de reclusão, ambos em regime inicial fechado.


Consta nos autos que a Operação Pândega, desencadeada com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO – Núcleo Franca), revelou organização criminosa, liderada pelos réus, que atuou na Administração Pública de Igarapava entre os anos de 2013 e 2016. As investigações resultaram na condenação dos ex-prefeitos em três outros processos.


De acordo com a denúncia, em troca de propina, os réus atuavam para fraudar licitações para transporte de pacientes, recebendo 15% do valor total dos contratos. Segundo o Ministério Público, o montante total das propinas teria superado R$ 400 mil.


O juiz Pedro Henrique Bicalho Carvalho, da 2ª Vara de Igarapava, após analisar detidamente a prova produzida nos autos, tanto na etapa investigativa quanto em juízo, considerou “que os acusados foram as peças fundamentais do tabuleiro criminoso que, em meio a multiplicidade de ilicitudes (criminais e cíveis), acabaram por surrupiar os cofres do município em prejuízo de toda sociedade igarapavense”. Para o magistrado, “a administração do Município de Igarapava serviu em larga medida como balcão de negociatas escusas que beneficiaram justamente aqueles que deveriam zelar pela probidade e pelos interesses da população”. Cabe recurso da decisão.


Processo nº 1000435-80.2018.8.26.0242

Palavras-chave: Corrupção Passiva Condenação Fraude Contratos Licitatórios Transporte Público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dois-ex-prefeitos-de-igarapava-sao-condenados-por-corrupcao-passiva

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid