Ditadura militar torturou desde os primeiros dias do regime, indica pesquisa

Segundo pesquisa da PUC-Rio, houve prisões em massa, feitas a partir de listas previamente preparadas por delegacias

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (1)




Uma pesquisa feita por alunos de mestrado em história e direito da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), a pedido da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão Estadual da Verdade, mostrou que violações aos direitos humanos ocorreram desde os primeiros dias da ditadura militar instalada no país (1964-1985).


“Houve tortura desde o início do golpe e também prisões em massa, feitas a partir de listas previamente preparadas por delegacias. Eram levados para estádios de futebol, que pudessem guardar esse conjunto de detentos, que não cabiam mais nas delegacias”, disse o professor da PUC Marcelo Jasmin, coordenador do levantamento cujos dados preliminares foram divulgados nesta quarta-feira (18/12). A pesquisa foi feita ao longo de seis meses. Os alunos analisaram 1.114 processos de requerimento de reparação que fazem parte do acervo do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro.


O levantamento constatou que os estádios de futebol Caio Martins, em Niterói (38 casos relatados na pesquisa); e do Ypiranga Futebol Clube, em Macaé (21 casos), foram usados como prisão pelos agentes da ditadura. Segundo o professor, nos primeiros anos grande parte dos presos era formada por operários e integrantes do movimento sindical, muitos ligados ao pcb (Partido Comunista Brasileiro), e após 1968, com a publicação do AI-5 (Ato Institucional 5), aumentou a prisão de profissionais liberais.

Palavras-chave: ditadura militar comissão da verdade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ditadura-militar-torturou-desde-os-primeiros-dias-do-regime-indica-pesquisa

1 Comentários

ue o governo ir? unificar as duas policiais com uma s? cabe?a, para acabar policial aposentado19/12/2013 23:48 Responder

É incrível, a ditadura já foi longe e vocês ainda estão odiando os militares. Será que é por causa dos militares (ditadura) que nosso país está sem defesa nas fronteiras. Se não fosse os militres na sociedade mundial, os civis nada teriam a não ser corruptos e políticos ladrões. Por isto os governos não gostam dos militares.

Elisa Aurelio Advogada 21/12/2013 3:41

Não podemos bater palmas para a violência e a tortura. Porém, indago: o que teria sido de nós, se os filo-comunistas, armados até os dentes, é o que meus pais me informaram, tivessem tomado o poder? Comunismo (como o de Cuba) não combina com a democracia! Se combinasse não precisaria de \\\"cortina de ferro\\\". Para que o \\\"Programa Mais Médicos\\\", engodo criado para justificar remessa de dinheiro para Cuba? Por que pagar ao governo de Cuba, através da OPAS - Organização Panamericana de Saúde, que fica com 7% do dinheiro \\\"Mais Médicos\\\" e entrega o restante para o governo de Cuba, que paga ao Médico (ou à sua família retida no País) o que quiser pagar. O que seria pior?

Conheça os produtos da Jurid