Dilma indica Luís Roberto Barroso para o STF

Procurador do Rio de Janeiro e professor universitário, ele é o quarto indicado ao Supremo, que tem 11 ministros

Fonte: G1

Comentários: (2)




A presidente Dilma Rousseff indicou o advogado especialista em direito constitucional Luís Roberto Barroso, de 55 anos, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).


O anúncio oficial foi feito pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. Nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que a indicação "será encaminhada nas próximas horas ao Senado Federal para apreciação". Segundo a ministra, a presidente tomou a decisão na manhã desta quinta durante reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.


Procurador do estado do Rio de Janeiro, Barroso ocupará a vaga deixada há seis meses (em novembro do ano passado) por Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente após completar 70 anos.


Barroso é o quarto indicado por Dilma para o Supremo, que tem 11 ministros. Antes dele, a presidente havia indicado os ministros Luiz Fux (que substituiu Eros Grau), Rosa Weber (Ellen Gracie) e Teori Zavascki (Cezar Peluso). Desses, a indicação que demorou mais tempo foi a de Fux (sete meses).


Os demais ministros são indicações dos então presidentes José Sarney (Celso de Mello), Fernando Collor de Mello (Marco Aurélio Mello), Fernando Henrique Cardoso (Gilmar Mendes) e Luiz Inácio Lula da Silva (Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli).


Para assumir, Luís Roberto Barroso precisará ser submetido a sabatina e ter o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Depois, a indicação passará por votação no plenário do Senado.


Se tomar posse a tempo, Barroso poderá participar do julgamento dos recursos dos condenados no processo do mensalão. Os embargos de declaração apresentados pelos 25 condenados, que pedem penas menores e novo julgamento, pela primeira instância, devem começar a ser analisados em agosto.


Perfil


Um dos principais constitucionalistas que atuam no Supremo, Barroso advogou em causas recentes importantes no tribunal, como no julgamento que liberou a união estável homoafetiva em 2011.


Ele nasceu na cidade de Vassouras (RJ) em 11 de março de 1958. É professor de direito constitucional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Brasília (UnB).


O STF


O Supremo é integrado por 11 ministros, que são responsáveis por analisar a constitucionalidade das leis e os recursos em diversas áreas que apontem decisões contraditórias em relação a normais constitucionais.


Também compete ao Supremo o julgamento criminal de autoridades com foro privilegiado, como presidente, ministros de Estado, senadores e deputados federais.

Palavras-chave: Dilma Rousseff Advogado Indicação STF Rio de Janeiro

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dilma-indica-luis-roberto-barroso-para-o-stf

2 Comentários

Luís Roberto de Oliveira Contador23/05/2013 20:39 Responder

Acredito que, tal indicação, mais uma vez exprime e valida a sensatez impecável de nossa presidente. Professor: Luís Roberto de Oliveira. Perito Judicial e Contador.

Dinarte Bonetti Empresario24/05/2013 13:10 Responder

Exatamente como das escolhas anteriores, tanto do ex-presidente Lula como da presidenta Dilma, as escolhas tem primado pela qualidade tecnica, sem vies politico. Sempre respeitando o mundo juridico, que tem sido bastante consultado. A indicaçao do Dr Luiz Roberto Barroso praticamente atinge a unanimidade.

Conheça os produtos da Jurid