Dia Internacional da Internet Segura (06/02): dicas, iniciativas e soluções que podem contribuir para um ambiente virtual seguro nas empresas e residências

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura, adotado no Brasil em 2009? A data tem como principal objetivo mobilizar instituições e usuários a estimular o uso livre e seguro dos computadores e dos celulares. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas, iniciativas e soluções que podem contribuir para um ambiente virtual seguro nas empresas e residências

Fonte: Enviado por Maytê Lopes

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O Dia Internacional da Internet Segura acontece anualmente no segundo dia da segunda semana de fevereiro, este ano no dia 06, e foi adotado no Brasil em 2009. A data tem como principal objetivo mobilizar instituições e usuários a estimular o uso livre e seguro dos computadores e dos celulares.


A internet é um ambiente cada vez mais perigoso e repleto de armadilhas digitais, é o que apontam informações divulgadas em outubro pela empresa norte-americana de soluções de cibersegurança NETSCOUT, destacando que no primeiro semestre de 2023 o Brasil sofreu cerca de 328.326 ataques cibernéticos, o equivalente a 41,78% do total de ataques sofridos na América Latina. Isso mostra a importância do papel das empresas que lidam com dados sensíveis ao criar políticas e ações para proteger as informações de seus clientes, além de criar treinamentos efetivos para seus colaboradores.


O cuidado deve ser o mesmo nas residências, uma vez que por meio de um ataque cibernético em um dispositivo conectado a uma determinada rede wi-fi, outras pessoas que compartilham a mesma conexão podem ser afetadas. Um levantamento TIC Domicílios 2023 aponta, além do aumento do acesso à internet no Brasil, um dado curioso: 16% dos domicílios brasileiros compartilharam a internet com o vizinho, sendo que o índice sobe para 25% nas classes D e E.


Pensando nisso, especialistas de xx empresas brasileiras apontam dicas, iniciativas e soluções desenvolvidas que podem contribuir na prevenção de fraudes virtuais, confira:


1) Uso de soluções para controle e monitoramento do uso da internet de residências e empresas


A CodeBit, especialista em tecnologia de código e cloud computing sob medida, criou um aplicativo a partir das dores que o CEO da empresa e pai de um menino de 10 anos enfrentava em sua própria casa: a falta de controle, riscos e o impacto da internet. Segundo o CEO da startup, Heitor Cunha, "talvez não tenhamos nos dado conta, mas somos responsáveis pelo tráfego que ocorre em nossa rede. Caso alguém obtenha nosso link e dissemine informações falsas ou cometa algum crime, por exemplo, a responsabilidade sob esses atos também é nossa".


Chamado de CodeWall, a solução foi desenvolvida na própria empresa que Heitor é fundador e passou a ser oferecida em agosto do ano passado ao mercado para que mais pessoas consigam prover um ambiente virtual mais seguro, gerenciar o tempo e qualidade dos conteúdos que consomem, além de ter um maior controle do tráfego que ocorre na sua rede, não só em residências, mas também em empresas e estabelecimentos. A solução funciona assim: o app permite gerenciar o tempo de internet dos usuários, visualizar e bloquear acessos indesejados, além de registrar o histórico de uso de todos os dispositivos eletrônicos de forma unificada, fornecendo segurança e tranquilidade.


A empresa destaca, ainda, dicas simples para fortalecer a senha de wi-fi de residências, como: sempre alterar a senha padrão que já vem no dispositivo; usar uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais; evitar usar senhas que sejam de uso frequente em outras plataformas, se tornando um padrão repetitivo; e evitar usar senhas previsíveis, como nome, data de nascimento e outras datas comemorativas comuns.


2) Atenção redobrada ao utilizar aplicativos, realizar compras e participar de sorteios virtuais


A Idea Maker, empresa de tecnologia que idealiza e desenvolve soluções digitais voltadas para meios de pagamento, filantropia premiável e sorteios, que possui 12 anos de atuação e ultrapassou em 2023 a marca de 5 milhões de clientes por meio de seus mais de 20 aplicativos desenvolvidos, é uma das principais desenvolvedoras de apps de “e-commerce” incentivado no país, e destacou algumas dicas simples de segurança para evitar cair em golpes em aplicativos, dentre elas: avaliar se o app é realmente do produto; consultar as lojas de softwares e conferir no site do produto; ler com muita atenção o regulamento das promoções e sorteios que deseja participar antes de se cadastrar ou comprar; ler as avaliações sobre a ferramenta nas lojas de apps do seu dispositivo e não compartilhar suas informações pessoais e senhas com terceiros.


3) Treinamento do time com ações lúdicas para promover a cultura de cibersegurança corporativa


Empresas que dependem de tecnologia para conduzir seus negócios armazenam dados sensíveis e mantêm a confidencialidade das informações. Apostar em soluções criativas para treinar o time está em alta em 2024 e ajudam a garantir a segurança das informações e prevenir possíveis fraudes virtuais. Entendendo a necessidade de investir em treinamentos corporativos e boas práticas de segurança da informação para sua equipe, a Funcional Health Tech, por exemplo, é uma empresa pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, e apostou em uma iniciativa por meio da gamificação, realizando constantemente treinamentos lúdicos que com mais de 600 colaboradores para promover a cultura de segurança da informação.


A Hacker Rangers foi a plataforma escolhida para ajudar a healthtech nesta missão que utiliza uma metodologia para criar uma dinâmica competitiva entre os colaboradores de uma maneira desafiadora, criativa e divertida. Só para se ter uma ideia, com a iniciativa, o número de casos de colaboradores da Funcional Health Tech pegos em testes de phishing caiu mais de 50% em 2023, confirmando o sucesso da ação e a atenção dada ao treinamento.


4) Uso da IA para a certificação de processos e segurança de dados


Junto à crescente do mercado tecnológico e o surgimento de inúmeras ferramentas e soluções inovadoras, ameaças e riscos também foram aumentando em relação à privacidade e proteção de dados. E, em meio a uma série de possibilidades, a Inteligência Artificial surge como uma solução para certificar processos, proteger e manter a segurança de informações sigilosas. Por meio da capacidade de análise de um volume grande de conjuntos de elementos, de forma rápida e automatizada, a tecnologia é capaz de identificar e barrar possíveis ameaças e fraudes cibernéticas com rapidez, antes mesmo que elas possam agir e causar danos. Além disso, a tecnologia é capaz de auxiliar organizações na certificação de processos em qualquer setor, tornando-os mais seguros.


“Considerando que estamos cada vez mais suscetíveis na era digital ao cibercrime, os processos corporativos atuais vêm passando por uma série de adaptações que possuem a finalidade de torná-los mais céleres e seguros. Por isso, é fundamental remapear estruturas e métodos, utilizando soluções como as em IA para a gestão e análise de dados, principalmente voltadas para a segurança e privacidade de informações”, destaca Fábio Falcão, CEO da IARIS, startup especializada em soluções e aplicações de inteligência artificial.


5) Aposta em soluções que utilizam a análise de dados comportamentais em tempo real


À medida que a tecnologia avança, os criminosos encontram novas maneiras de explorá-la para cometer fraudes e roubar dados de empresas e pessoas. As tendências emergentes para 2024 indicam um aumento preocupante nas táticas utilizadas pelos fraudadores, exigindo ações proativas das empresas para proteger os seus negócios e clientes.


Nesse sentido, é de extrema importância que as organizações priorizem a adoção de práticas de segurança rigorosas para reduzir os riscos associados a fraudes. “A implementação de tecnologias desempenha um papel essencial na hora de transformar a experiência do consumidor em algo seguro e simples, de forma que as empresas não percam vendas e clientes por falta de confiança”, opina Thiago Bertachinni, Desenvolvimento de Negócios Sênior da Nethone, empresa de soluções de prevenção de fraudes digitais. Atuando diretamente na prevenção de fraudes digitais junto a empresas, a Nethone oferece soluções que utilizam a análise de dados comportamentais de cada usuário em tempo real, evitando 95,3% das tentativas de fraudes. Com a tecnologia de KYU (Know your user) e IA, os recursos entendem quais são as atitudes suspeitas de determinados usuários, bloqueando a utilização e prevenindo crimes cibernéticos.

Palavras-chave: Dia Internacional da Internet Segura Dicas Iniciativas Soluções Ambiente Virtual Seguro

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dia-internacional-da-internet-segura-0602-dicas-iniciativas-e-solucoes-que-podem-contribuir-para-um-ambiente-virtual-seguro-nas-empresas-e-residencias

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid