Dia do índio: programa resgata cidadania da população indígena

Iniciativa visa a facilitar o acesso dos indígenas a documentos e serviços básicos, de forma a erradicar a exclusão social dessa população

Fonte: CNJ

Comentários: (2)




O Brasil comemora, nesta sexta-feira (19/4), o Dia do Índio. A data tem por finalidade reconhecer a cidadania destes que foram os primeiros habitantes do País e evidenciar os direitos que eles têm. Consciente da necessidade de contribuir para o alcance de tais objetivos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desenvolve o programa Cidadania, Direito de Todos. A iniciativa visa facilitar o acesso dos indígenas a documentos e serviços básicos, de forma a erradicar a exclusão social dessa população. Desde a criação do projeto, em julho de 2010, mais de 28 mil registros de nascimento, carteiras de trabalho, carteiras de identidade, Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) e Registros Administrativos de Nascimento do Indígena (RANIs) foram entregues aos índios.


No âmbito do CNJ, o Cidadania, Direito de Todos é coordenado pela Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania, presidida pelo conselheiro Ney Freitas. As ações são desenvolvidas em conjunto com os órgãos parceiros: a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Conselho Nacional do Ministério Público, a Fundação Nacional do Índio, a Associação dos Notários e Registradores e a Defensoria Pública, assim como tribunais de Justiça e governos estaduais.


Os documentos são entregues em mutirões, que oferecem também serviços nas áreas de saúde, previdência e social, esta com a possibilidade de inclusão de beneficiários em programas como o Bolsa Família. Geralmente, as ações promovidas pelo Cidadania, Direito de Todos ocorriam nas cidades, em benefício apenas da população indígena residente nos centros urbanos. No ano passado, o projeto foi interiorizado e passou a ser realizado também em aldeias indígenas.

Palavras-chave: Dia do Índio População Resgate Cidadania Programa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dia-do-indio-programa-resgata-cidadania-da-populacao-indigena

2 Comentários

Maria da Conceição da Silva Araujo AGROPECUARISTA19/04/2013 19:53 Responder

Eu li: Conselho Nacional de Justiça desenvolve o programa \\\"CIDADANIA, DIREITO DE TODOS\\\" e visa facilitar o acesso dos indígenas a documentos e serviços básicos, de forma a erradicar a exclusão social dessa população\\\". pergunto ao GRANDE CNJ, se dentro dessa programação está o QUEBRA PAU no Congresso Nacional e o SPRAY DE PIMENTA NA CARA DOS ÍNDIOS? Pergunto também, se dentro dessa programação de inclusão social está o incidente lament´vel do RIO DE JANEIRO, onde os ÍNDIOS FORAM TRATADOS PIORES DO QUE ANIMAIS, DENTRO DA SUA PRÓPRIA CASA, E POR FIM PERGUNTO O QUE SIGNIFICA JUSTIÇA?

Dra. Dulcea Silva Professora e Advogada22/04/2013 11:45 Responder

Com razão Maria da Conceição da Silva Araújo, pois os episódios lamentáveis do Rio de Janeiro foram de uma crueldade ímpar, com os verdadeiros senhores da terra, aja vistas a Casa do Índio, situada na Ilha do Governador e sempre em litígio com o Governo que tenta \\\"surrupiar os direitos da fundadora e mantenedora da mesma, Sra. Dra. EUNICE CARIRI.

Conheça os produtos da Jurid